Franklin de Freitas – Parque Barigui estava lotado ontem à tarde

O sol da tarde de ontem fezmuitos curitibanos esquecerem os perigos do avanço do coronavírus na cidade. Apesar da bandeira laranja em vigor, que é mais restritiva impedindo inclusive a abertura dos supermercados durante os finais de semana, as pistas de caminhada do Parque Barigui estiveram lotadas durante esta tarde, conforme atestou a reportagem do Bem Paraná. E, o mais preocupante, quase ninguém fazia o uso das máscaras de proteção recomendadas para impedir a transmissão do vírus.
Ontem à tarde, Policiais Militares (PM) e equipes da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) realizaram blitzes nos parques e praças da cidade para tentar dispersar possíveis aglomerações. Um dos pontos foi a Praça do Gaúcho, no bairro São Francisco, onde além de aglomerações, a polícia ainda flagrou três jovens com drogas, que foram encaminhados para a Central de Flagrantes, para providências. No parque do Museu Oscar Niemeyer, a Aifu dispersou uma multidão de 500 pessoas aglomeradasd e encaminharam duas por uso ou porte de drogas.
Esse comportamento se dá no dia seguinte a divulgação de dados bastante preocupantes. O último boletim da secretaria municipal de saúde apontou, de sábado (22), 895 novos casos de covid-19 e 25 óbitos de moradores da cidade infectados pelo novo coronavírus. De acordo com boletim da Secretaria Municipal da Saúde, as vítimas são 16 homens e 9 mulheres, com idades entre 39 e 97 anos. Onze pessoas tinham menos de 60 anos. Outro dado bastante preocupante é em relação a taxa de ocupação dos 525 leitos de UTI SUS exclusivos para covid-19 está em 96%. Ou seja, no sábado restavam apenas 22 leitos. A taxa de ocupação dos 726 leitos de enfermarias SUS covid-19 está em 94%. Há 46 leitos vagos.