Reprodução/ Instagram

Aos 93 anos, a rainha Elizabeth II fez um pronunciamento oficial neste domingo (5 de abril) para todo o Reino Unido. Trata-se de um momemto histórico: esta é a quinta vez que a monarca fala publicamente em 68 anos de reinado, se desconsideradas as tradicionais mensagens de Natal.

Na conta do Instagram da família real, ela comentou sobre a importância do isolamento social e agradeceu a todos os profissionais de saúde e às pssoas que, “desinteressadamente continuam seus deveres diários fora de casa, em apoio a todos nós”.

Já no final do pronunciamento, fez um discurso de esperança e conforto. “Devemos ter consolo de que, embora tenhamos mais ainda para suportar, dias melhores virão: estaremos com nossos amigos novamente; estaremos com nossas famílias novamente; nós nos encontraremos novamente”.

Antes, a monarca só havia se manifestado publicamente na Guerra do Golfo (1991), após a morte de Diana, ex-mulher do príncipe Charles (1997), na morte da rainha mãe (2002) e durante a celebração dos 60 anos do reinado dela (2012).