Valquir Aureliano

Jogando na Vila Capanema no final da tarde deste domingo (1º de março), o Paraná Clube não conseguiu mais do que um empate contra o Londrina, em duelo válido pela nona rodada da primeira fase do Campeonato Paranaense. Renan Bressan, com um golaço de voleio no começo da partida, colocou os donos da casa em vantagem. Na segunda etapa, foi vez do jovem Ruster Santos mostrar categoria para fazer outro golaço e empatar a partida aos 14. Com a disputa dos gols bonitos acirrada, Fabrício acertou uma rara e preciosa cobrança de falta que recolocou o time paranista em vantagem, aos 21. Só que no lance seguinte o meio-campista Danilo aproveitou a sobra dentro da área e contou com uma ‘ajuda involuntária’ do zagueiro Thales para empatar novamente o confronto, dando números finais à partida – na sequência do 2 a 2, o atacante Thiago Alves, do Paraná, agrediu um adversário e acabou expulso, minando qualquer possibilidade de reação paranista.

Dessa forma o Tricolor, depois de conseguir uma virada e classificação histórica no meio de semana, com vitória por 3 a 2 na Vila Capanema contra o Bahia de Feira de Santana, pela Copa do Brasil, terá de lidar um tropeço e a ameaça de eliminação precoce no Campeonato Paranaense. Com 10 pontos em nove rodadas, a equipe comandada por Allan Aal aparece na nona colocação, empatado em pontos com o Cascavel CR, que leva vantagem no número de vitórias (3 contra 2) e é o oitavo colocado (os oito primeiros se classificam para o mata-mata). Já o Tubarão segue na quinta colocação, com 15 pontos. 

Nas duas próximas e derradeiras rodadas da primeira fase do campeonato estadual, o Paraná Clube recebe o Cianorte (07 de março) e visita o Toledo (15 de março). Já o Londrina encara fora de casa o FC Cascavel na próxima rodada (08 de março) e depois recebe no Estádio do Café o Operário (15 de março).

HISTÓRICO

Em toda a história, Paraná Clube e Londrina se enfrentaram 62 vezes. São 24 vitórias para o time da capital contra 17 o Tubarão, além de 21 empates. O Tricolor marcou 86 gols e sofreu 65.

ESCALAÇÕES

O técnico Allan Aal manteve quase toda a equipe que já havia começado a partida do meio de semana, pela Copa do Brasil. A única mudança foi a entrada do meia Renan Bressan, que marcou o gol da vitória contra o Bahia de Feita de Santana numa linda cobrança de falta, no lugar de Kaio, que foi para o banco de reservas.

No Londrina, por outro lado, o técnico Alemão apresentou uma série de novidades: Augusto na zaga, Igor Miranda na lateral esquerda, Rafael Assis e Matheus Olavo no meio, e Gabriel Barbosa no ataque.

O JOGO

A partida começou do mesmo jeito que terminou na última quarta-feira: com golaço do meia Renan Bressan, que acertou um lindo e raro chute de primeira depois de um cruzamento vindo da direita para o meio da área, logo aos quatro minutos. Na definição do próprio clube, o brasileiro naturalizado bielorrusso é “um homem, uma máquina, uma besta enjaulada com ódio”. Tamanho entusiasmo se explica: já são três gol(aço)s em quatro jogos.

Depois do início inspirador, no entanto, foram poucas as emoções e muitos os erros – de passe e de finalização – das duas equipes. A situação só mudaria na segunda etapa.

A primeira substituição veio os cinco minutos, o meia-atacante Andrey entrando no Paraná no lugar de Marcelo (mais tarde, Kaio e Gustavo Mosquito ainda entrariam nos lugares de Michel e Renan Bressan). Aos 10, Alemão promoveu duas mudanças no Londrina, com o meio-campista Danilo e o atacante Ruster Santos nos lugares de Matheus Olavo e Igor Paixão, respectivamente (por fim, ainda teve Júnior Pirambu no lugar de Gabriel Barbosa).

E não é que o novato atacante do Tubarão, que tem apenas 23 anos e fazia sua estreia pelo clube, mostrou ter estrela? Naquele que foi seu primeiro toque na bola, aos 14 minutos, ele acertou um lindo chute colocado e mandou a bola no ângulo da meta defendida pelo goleiro Marcos: 1 a 1.

Só que o Paraná ainda estava vivo. E conseguiu a virada aos 21 minutos, numa cobrança de falta perfeita de Fabrício. Mas a alegria durou pouco, porque no minuto seguinte foi vez de Danilo, outra aposta de Alemão para a segunda etapa, voltar a colocar o Londrina em igualdade no marcador – o chute do meio-campista iria para fora da meta, mas desviou nas costas e na mão do zagueiro Thales e tomou o rumo do gol.

A situação paranista, que já era difícil, ficou ainda mais complicada aos 26 minutos, quando o atacante Thiago Alves agrediu um jogador adversário com um chute, num lance de ataque. O árbitro Leonardo Ferreira Lima mostrou direto o cartão vermelho, mandando o jogador mais cedo para o chuveiro. A partir daí, o Paraná Clube perdeu todo o ímpeto ofensivo e o empate resistiu no placar até o apito final.

FICHA TÉCNICA

Paraná 2 X 2 Londrina

Paraná: Marcos; Paulo Henrique, Thales, Fabrício e Juninho; Carlos Dias, Renan Bressan (Gustavo Mosquito), Marcelo (Andrey), Michel (Kaio) e Thiago Alves; Raphael Alemão. Técnico: Allan Aal
Londrina: Matheus Albino; Raí Ramos, Augusto, Lucas Costa e Igor Miranda; Rafael Assis, Matheus Olavo (Danilo) e Matheus Bianqui; Marcelinho, Gabriel Barbosa (Júnior Pirambu) e Igor Paixão (Ruster Santos). Técnico: Alemão
Gols: Renan Bressan (4-1º), Ruster Santos (14-2º), Fabrício (21-2º), Danilo (22-2º)
Cartões amarelos: Gabriel Barbosa, Ruster Santos, Matheus Bianqui (L); Juninho, Michel, Thales, Fabrício (P)
Cartão vermelho: Thiago Alves (26-2º)
Árbitro: Leonardo Ferreira Lima
Público: 2.443 pagantes (2.717 total)
Renda: R$ 55.585,00
Local: Estádio Vila Capanema, em Curitiba, domingo, às 18h

PRINCIPAIS LANCES

Primeiro tempo

4 – Gol do Paraná! Cruzamento da direita para a entrada da área. Thiago Alves deixa a bola passar e Renan Bressan acerta um lindo chute de primeira, no canto e sem chance para o goleiro!

14 – Cobrança de escanteio fechada de Renan Bressan. Matheus Albino sai estranho do gol, mas consegue afastar o perigo após socar duas vezes a bola.

25 – Levantamento de Renan Bressan e cabeceio de Thales, para fora do gol.

44 – Cruzamento da direita de Marcelinho, Gabriel Barbosa tenta um chute escorpião e erra, facilitando para a defesa paranista.

45 – Cruzamento da direita viaja para o segundo pau. Igor Paixão aparece em boa posição, mas Paulo Henrique se antecipa e consegue cortar.

Segundo tempo

7 – Thiago Alves corre da esquerda para o meio e arrisca um chute de longe. A bola passa ao lado do gol, sem levar maior perigo.

9 – Boa troca de passes do Paraná. Andrey faz o pivô dentro da área e ajeita para Thiago Alves chegar batendo, para fora.

14 – Gol do Londrina! Ruster Santos recebe pela esquerda, dentro da área, e acerta um lindo chute colocado, na gaveta! Encobriu o goleiro Marcos.

21 – Gol do Paraná Clube! Cobrança de falta de longe. Fabrício manda uma bomba, direto para o gol, e acerta no canto. Matheus Albino até tentou, mas não teve nem chance de defender.

22 – Gol do Londrina! Gabriel Barbosa fica de frente para o gol e chuta. Marcos defende e o rebote fica com Danilo, que finaliza torto. Só que a bola desvia nas costas e na mão de Thales e vai para o fundo da rede.

44 – Cobrança de falta de Danilo, Augusto cabeceia firme e obriga grande defesa do goleiro Marcos.