
O último capítulo da trágica temporada do Paraná Clube foi escrito na noite desta sexta-feira (29 de janeiro), na Vila Capanema. Em um jogo, sem exageros, digno da Série C, Paraná e Cruzeiro não saíram do 0 a 0, num confronto com pouca criatividade dos dois lados e muitas finalizações erradas – o primeiro chute no gol, inclusive, só viria aos 20 minutos da etapa final, enquanto Higor Meritão teve a chance de fazer o gol da vitória para a equipe mandante aos 34 minutos do 2º tempo, após uma linda jogada individual, mas pecou na pontaria.
Na prática, o confronto entre paranaenses e mineiros servia apenas para cumprir tabela. O Tricolor, 18º lugar da Série B com 37 pontos, já havia sido rebaixado para a terceira divisão nacional na última rodada. Já a equipe celeste ‘morreu’ no meio da tabela, longe de conseguir o tão aguardado acesso: 12º lugar com 49 pontos.
A nova temporada inicia em menos de um mês para o Paraná Clube. A estreia no Campeonato Paranaense está marcada para acontecer no dia 28 de fevereiro, fora de casa contra o FC Cascavel.
Neste momento, contudo, as incertezas são grandes. É que 28 atletas paranistas estão com contrato encerrando em 2021, sendo que nove deles estão se despedindo já neste final de semana do clube (os principais nomes são o lateral-esquerdo Jean Victor, que está emprestado pelo Boavista-RJ, e o volante Higor Meritão, emprestado pela Ferroviária-SP). Outros nomes, como Renan Bressan, também devem sair – o meia tem contrato até o final do ano com a equipe curitibana, mas tem salário alto (e está com vencimentos em atraso) e mercado nas divisões superiores do futebol brasileiro.
Planejamento para a próxima temporada
Antes da bola começar a rolar na Vila Capanema, o técnico paranista Márcio Coelho conversou com a equipe do Premiere FC e revelou que já está conversando com a diretoria do clube sobre a possibilidade de ficar para a próxima temporada, para a disputa do Campeonato Paranaense e da Série C. “Vim com a expectativa de estar em uma situação diferente [ao fim do campeonato], mas agora é hora de reformulação. Já estamos conversando e vamos ver se as conversas andam para fazer um 2021 diferente”.
Escalações
Sem o zagueiro Salazar e o lateral-esquerdo Jean Victor, suspensos, o técnico paranista promoveu as entradas de Rafael Lima e Juninho na equipe titular do Tricolor. Além disso, Renan Bressan também voltou a ficar à disposição após cumprir suspensão e entrou no lugar de Bruno Lopes.
Já no Cruzeiro, o técnico interino Célio Lúcio, que assumiu a equipe após a saíde do pentacampeão Felipão, teve de lidar com as ausências do goleiro Fábio e dos zagueiros Ramon e Manoel, todos suspensos; do meia Filipe Machado e do ponta Airton (lesionados), além do centroavante Marcelo Moreno (condicionamento físico). Entraram no time o goleiro Lucas França, o lateral-direito Rafael Luiz (com Cáceres sendo deslocado para a zaga), o zagueiro Paulo e o ponta Welinton.
O Jogo
O começo de partida mostrou um Paraná mais interessado, com posse de bola e tentando pressionar alto o adversário. Aos poucos, contudo, o Cruzeiro foi encaixando seu jogo, baseados nos lançamentos longos da defesa para o ataque. Chances de gol, contudo, foram poucas, muito poucas, quase nada. Na melhor delas, aos 16, Welinton finalizou para fora um bom contra-ataque puxado pela equipe celeste.
Ao final da etapa inicial, os números do jogo indicavam uma partida truncada, desinteressante em grande medida. O time da casa teve 53% da posse de bola e somou quatro finalizações a gol. Os visitantes, por sua vez, chutaram duas vezes a gol. Nenhum dos goleiros, porém, teve qualquer trabalho, já que todos os seis chutes foram fora do alvo.
No segundo tempo, os times voltaram um pouco mais animados, buscando mais o gol e sem medo de chutar de fora da área. A falta de pontaria, contudo, persistiu: o primeiro arremate a gol que obrigou alguma defesa dos goleiros veio só aos 20 minutos da etapa final, com Karl parando em Lucas França. Aos 29 e aos 32, o meio-campista ainda tentaria mais mais duas vezes, parando no arqueiro celeste. O Cruzeiro, por sua vez, só foi fazer o goleiro Renan trabalhar aos 33, em chute de William Pottker.
Aos 31 minutos, Márcio Coelho fez as duas primeiras mudanças na equipe paranista, com Andrew e Gabriel Pires nos lugares de Paulo Henrique e Thiago Alves. Aos 40, ainda entraram Lucas Sene e Phillipe Maia nas vagas de Karl e Rafael Lima.
Aos 34, a grande chance de gol da partida: Higor Meritão disparou de antes do meio de campo, passou por dois marcadores do time mineiro e, cara a cara com o goleiro… Perdeu! Realmente, não era para ser…
PARANÁ 0 x 0 CRUZEIRO
Paraná: Renan; Kaio, Rafael Lima (Phillipe Maia), Hurtado e Juninho; Karl (Lucas Sene), Kazu, Paulo Henrique (Andrew), Higor Meritão e Renan Bressan; Thiago Alves (Gabriel Pires). Técnico: Márcio Coelho
Cruzeiro: Lucas França; Rafael Luiz, Raúl Cáceres, Paulo e Matheus Pereira; Adriano e Jadson; William Pottker, Giovanni (Claudinho) e Welinton (Stênio); Rafael Sóbis. Técnico: Célio Lúcio.
Cartões amarelos: William Pottker (C); Paulo Henrique (P)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Local: Vila Capanema, às 21h30
PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
16 – Contra-ataque do Cruzeiro. Giovanni recebe na intermediária e dá ótimo passe para a infiltração de Welinton, que recebe livre na área e chuta forte, para fora.
17 – Renan Bressan arrisca chute de longe, para longe do gol.
22 – Lançamento de Giovanni para Pottker. O atacante ganha a frente de Hurtado dentro da área, mas o defensor se recupera e consegue travar o chute.
26 – Juninho aparece bem pela esquerda e cruza na medida para Renan Bressan, que finaliza por cima do gol.
Segundo tempo
9 – Chute de longe de Rafael Sóbis. A bola desvia em Rafael Lima e vai para fora.
12 – Jogada bem trabalhada pelo Cruzeiro no contra-ataque. Pottker tabela na entrada da área e chuta forte, por cima.
14 – Meritão passa por dois marcadores na intermediária e toca para Karl, que aciona Paulo Henrique na direita. O ponta corta para o meio e chuta, sem direção.
16 – Giovanni avança pela direita e cruza. Rafael Sóbis aparece na segunda trave e cabeceia, dando o passe para Welinton, livre, finalizar de cabeça. Bola vai para fora.
20 – Karl recebe na entrada da área, corta o marcador e chuta firme e forte com a canhota. Lucas França cai para defender.
29 – Paulo Henrique avança pela direita e abre do outro lado para Meritão. O meio-campista chuta forte de longe, rasteiro. Ao lado do gol.
32 – Andrew passa pelo marcador na esquerda e cruza. Karl cabeceia e Lucas França segura.
33 – William Pottker recebe na esquerda, corta para o meio e chuta rasteiro. Renan defende.
35 – Higor Meritão dispara de trás do meio de campo, faz fila na defesa do Cruzeiro e, cara a cara com o goleiro, chuta por cima do gol.