A Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) suspenderam as aulas presenciais por tempo indeterminado para evitar uma possível proliferação de casos do coronavírus.

No Paraná há 80 casos suspeitos da doença, de acordo com o Ministério da Saúde. O número de confirmações, no entanto, se mantém o mesmo: seis, sendo cinco deles em Curitiba e um em Cianorte, na região noroeste do estado.

Na UEM, como as aulas dos cursos de graduação deste ano não começaram, conforme o calendário acadêmico o ano letivo só retorna no dia 4 de abril, apenas os estudantes de pós-graduação serão atingidos pela medida.

De acordo com a universidade, 3.700 pessoas terão as atividades acadêmicas suspensas a partir desta segunda-feira (16).

A universidade também suspendeu todo e qualquer tipo de evento com reunião de pessoas. Um comitê de crise foi criado para avaliar diariamente como a doença está evoluindo.

Já a Unespar decidiu suspender as aulas da graduação e da pós-graduação em todos os campi universitários a partir desta terça-feira (17). A medida deve impactar mais de 12 mil estudantes.

Assim como na UEM, eventos, simpósios, colações de grau, cursos e outras atividades com aglomerações de pessoas também foram suspensos. Apenas atividades administrativas estão mantidas na instituição.

Nas duas universidades estaduais não há data definida para o retorno das ações.