Tempo

Em noite fria em Curitiba, FAS inicia Ação Inverno visando a população de rua

(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

A noite deste sábado (15) começou fria, como nos últimos dias. A temperatura em Curitiba estava na casa dos 13ºC pouco antes das 20 horas. A madrugada deve ser gelada.

Também neste sábado, a Fundação de Ação Social (FAS) deu início à Ação Inverno - Curitiba que Acolhe. Durante quatro meses, a FAS ampliará os serviços de abordagem social e de acolhimento para garantir a proteção da população de rua nos dias em que as temperaturas são mais baixas na cidade.

Durante a Ação Inverno, a FAS irá intensificar o trabalho de abordagem social nas noites em que a temperatura for igual ou menor a 9ºC. O trabalho será feito das 18h às 22h para que as pessoas sejam acolhidas antes do início da madrugada, quando as temperaturas costumam ser baixas.

Neste período, a FAS terá 14 equipes durante o dia e 16 à noite, para percorrer toda a cidade em busca de pessoas em situação de rua e ofertar acolhimento nas unidades da Prefeitura, onde elas podem fazer a higiene, se alimentar e dormir protegidas.

Nos demais horários, o trabalho segue o cronograma de rotina orientado pela Central de Encaminhamento Social, que atende as demandas de toda a cidade 24 horas por dia.

As equipes farão busca nas ruas e também atenderão às solicitações que chegam pelo 156, canal de comunicação da Prefeitura com a população.

Como acontece em todas as ações de inverno, nas noites mais frias, a FAS fará o monitoramento das pessoas que recusam atendimento - normalmente aquelas que possuem transtornos mentais -, para evitar o risco de hipotermia.

População pode ajudar
A população também pode ajudar a proteger a população em situação de rua. A FAS orienta que quem vir uma pessoa nesta condição entre em contato por meio da Central 156 ou pelo aplicativo Curitiba 156.

Previsão do tempo

No domingo (16) não são previstas alterações significativas nas condições do tempo sobre o Paraná. O sistema de alta pressão atmosférica continua mantendo o tempo estável em grande parte do Estado. No entanto, a formação de nebulosidade favorecida pela incursão de umidade do oceano, induz a ocorrência de alguns chuviscos isolados, principalmente entre a Serra do Mar e o litoral. Os setores oeste, noroeste e norte também seguem mais aquecidos em relação as demais regiões paranaenses. 

Na semana que vem, alguma chuva pode ocorrer de forma localizada em parte do Paraná, especialmente entre o Litoral e o Leste do Estado. As manhãs seguem frias principalmente no Sul, onde podem ocorrer geadas fracas na terça-feira (18).