Divulgação/ Coritiba – Coritiba e PSTC se enfrentaram quatro vezes na história

O objetivo declarado do Coritiba na primeira fase do Campeonato Paranaense é conseguir terminar como líder do estadual. Entretanto, depois do empate por 1 a 1 contra o Toledo e a vitória do Athletico diante do Rio Branco, na abertura da 10ª e penúltima rodada, a missão coxa-branca ficou mais difícil. É que para o time do Alto da Glória conseguir terminar em primeiro lugar, agora são necessárias duas vitórias, contra o PSTC, neste domingo (08 de março), às 16 horas, no Estádio Ubirajara Medeiros, e contra o Athletico Paranaense, no outro domingo (15), também às 16 horas, no Couto Pereira.

Para o confronto fora de casa, o técnico Eduardo Barroca recebeu algumas boas notícias. Isso porque contará com quatro ‘reforços’: o meia-atacante Rafinha, que cumpriu suspensão na última rodada e retorna ao time, o lateral-direito Patrick Vieira, o lateral-esquerdo William Matheus e o médio-centro Renê Júnior, todos recuperados de lesões. Além deles, o meia Gabriel e o atacante Sassá são dúvidas por estaem em fase final de recuperação, mas ainda têm chances de pintar na escalação para a próxima partida.

Seguem no departamento médico do clube o zagueiro Nathan Ribeiro (fratura no tornozelo) e os meias Giovanni (lesão no tornozelo) e Ruy (muscular).

De acordo com o técnico Eduardo Barroca, existe, de fato, uma pressão (interna e externa) para que o clube consiga terminar a primeira fase do estadual na liderança. Até por isso, a palavra de ordem no Alto da Glória, neste momento, é ‘evolução’.

“Estou pensando em tudo o que envolva evolução. Por exemplo, a gente precisa evoluir em gols pró no início das partidas. Em muitas partidas que sofremos, não tivemos eficiência para fazer gols rápidos. Isso é uma característica dos meus trabalhos anteriores, de buscar a agressividade desde o início e buscar gols desde os primeiros momentos”, afirmou o treinador coxa-branca. “A gente está tendo que jogar correndo atrás, virar e empatar partidas. Isso aí não é algo bom. Estou em busca dessas pequenas evoluções.”

Adversário em desespero

Se o Coxa mira o topo da tabela, por outro lado o PSTC tenta escapar da degola. Hoje a equipe de Cornélio Procópio aparece na 11ª e penúltima colocação do Estadual, com apenas cinco pontos. O primeiro time fora da zona de rebaixamento é o Toledo, com seis, e que enfrenta o Operário na rodada, fora de casa. Dependendo dos resultados, o rebaixamento da equipe que encara o Verdão pode já ser definido nesta rodada.

Em toda a historia, Coritiba e PSTC se enfrentaram quatro vezes. Foram três vitórias do Coxa e uma vitória do PSTC, com oito gols marcados pelo time do capital e dois sofridos. Os confrontos foram disputados duas vezes em Cornélio Procópio e outras duas na capital paranaense.