Franklin de Freitas

Depois da onda de frio, os paranaenses curtem dias de calor em pleno inverno. E esse clima quente e seco deve continuar no fim de semana.  No Litoral paranaense, os mais animados podem até arriscar praia no sábado (10), quando a temperatura, de acordo com o Simepar, vai bater os 30 graus e o sol vai brilhar.

A tarde desta quinta (8) no estado do Paraná foi marcada pelo tempo seco e quente na maioria das regiões, exceto nas regiões Sul e centro sul. Em vários municípios das regiões Oeste, Noroeste e Norte Pioneiro, os registros ficaram acima dos 30,0 °C. Loanda, no Noroeste, registrou 34,3 °C. Além do tempo quente os índices de umidade do ar ficaram baixos a muito baixos nas faixas norte e oeste e Região Metropolitana de Curitiba;  Novamente foi no Noroeste que foram registrados os índices mais críticos, em torno dos 25,0 %.

A combinação de tempo quente e seco favorece a ocorrência de incêndios  e ao longo da sexta-feira esse padrão de tempo deve se repetir.  Em Curitiba, por exemplo, a máxima chegará aos 25 graus nesta sexta (9) e sábado (10) com o sol brilhando, segundo previsão do Simepar. Só dá para lembrar que é inverno, porque as mínimas devem ficar em 12 graus (sexta) e 14 graus (sábado). No domingo (11), na capital, as temperaturas caem um pouco, mas nem tanto, vão de 13 a 21 graus. Na segunda, o calorzinho continua, com sol entre nuvens temperaturas entre 13 e 25 graus. No domingo, no Litoral, a máxima também deve cair para 21 graus, na segunda volta a esquentar.  No interior do Estado, o calor será ainda mais intenso. Em Maringá, por exemplo, nesta sexta (9), os termômetros devem marcar 30 graus e na segunda (12), 31 graus. 

Veja previsão completa no Simepar

Segundo o Climatempo, que faz previsões do tempo para mais dias, a onda de calor no Paraná será interrompida quarta (14), quando os termômetros vão marca de 8 a 12 graus em Curitiba.