Divulgação – Penélope Cruz e Javier Bardem em ‘Todos Já Sabem’

‘Todos Já Sabem’, filme que estreia nesta quinta-feira (21) em Curitiba, traz três dos atores de língua espanhola mais badalados do momento: os espanhóis Penélope Cruz (Oscar por ‘Vicky Cristina Barcelona’) e Javier Bardem (Oscar por ‘Onde os Fracos Não Têm Vez’), que são mulher e marido na vida real, e o argentino Ricardo Darín (‘O Segredo dos Seus Olhos’). Mas quem escreveu o roteiro e dirigiu o filme é o iraniano Asghar Farhadi (Oscar de melhor filme estrangeiro por ‘A Separação’, de 2011, e ‘O Apartamento’, de 2016). Curiosamente, Farhadi não fala espanhol.

O que resulta dessa mistura é um thriller policial e psicológico em cima de uma história aparentemente batida. Laura (Penépole Cruz) é uma espanhola que mora em Buenos Aires e vai ao casamento da irmã, Ana (Inma Cuesta), na Espanha. Ela deixa o marido, Alejandro (Ricardo Darín) em casa, mas leva os filhos. Na festa, aas luzes repentinamente se apagam e uma das filhas de Laura desaparece, o que deriva em uma investigação para se achar o responsável.

É Farhadi quem faz com que essa história não seja como parece. Primeiro, porque na festa estava presente Paco (Javier Bardem), ex-namorado de Laura, agora casado com Bea (Barbara Lennie). Segundo, porque há pistas falsas pelo caminho. Terceiro, porque Paco coloca em xeque a confiança de Laura em Alejandro. O clichê óbvio, de que Laura e Paco retomam o antigo relacionamento, nunca parece se concretizar de fato.

No filme de Farhadi, o casamento e o sumiço da menina são contratempos; vai-se da alegria à tragédia. A tensão cresce principalmente em meio às intrigas familiares que desabrocham. E ainda há elementos que aumentam o clima de conflito, como o dinheiro, a estrutura familiar patriarcal e a defesa da honra, que soa diferente para mulheres e homens, a ponto de todos serem, ou parecerem, culpados. A solução do crime? Em ‘Todos Já Sabem’, mais vale a viagem que a chegada.