Lucilia Guimarães/SMCS

Começa na segunda-feira (22/4) a segunda fase da Campanha Nacional da Vacina contra a Gripe, em que todos os públicos prioritários, definidos pelos Ministério da Saúde recebem a vacina. Em Curitiba, a vacinação é realizada em 110 Unidades de Saúde, de segunda à sexta-feira, no horário de atendimento de cada unidade.

Serão vacinadas pessoas maiores de 60 anos, gestantes, mães de bebês nascidos até 45 dias, crianças entre 6 meses e 6 anos incompletos, profissionais da saúde, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições clínicas especiais e professores da rede pública e privada.

A campanha vai até 31 de maio e a meta, em Curitiba, é vacinar pelo menos 90% das 535 mil pessoas que integram o público-alvo, o que corresponde a 481,5 mil pessoas.

Em 4 de maio haverá o “Dia D” da mobilização, um sábado em que alguns postos de saúde abrirão para ampliar o acesso aos usuários dos públicos prioritários.

Desde o dia 10 de abril, a campanha já aplicou 20.022 doses, sendo 11.853 em crianças. Nesses primeiros dias, o público prioritário foi o de gestantes, crianças de 6 meses a 6 anos incompletos e mães de bebês nascidos até 45 dias.

A vacina

A vacina contra a gripe aplicada nas unidades de saúde é do tipo trivalente: contém duas cepas do tipo A do Influenza e uma cepa do tipo B e protege contra os vírus H1N1, o H3N2 (ambas do Tipo A) e o influenza do tipo B Victoria.

Ocorreram duas mudanças em relação à vacina trivalente indicada do ano passado, com cepas diferentes para o H3N2 e para o a cepa do tipo B. Por isso, é essencial que as pessoas dos grupos prioritários que se imunizaram em 2018 passado façam nova vacina este ano.

O agente imunizante da vacina contra o Influenza leva em torno de dez dias para ter efeito. Nesse período, há uma janela para outras ocorrências, como um outro vírus, já incubado no indivíduo, se manifestar, causando sintomas de gripe.

Prevenção

A vacina é uma das formas de prevenção do vírus Influenza. Higienizar as mãos frequentemente com álcool gel ou lavar com água e sabão, evitar aglomerações e locais fechados são outros cuidados que ajudam contra a proliferação do vírus.

A adoção da “etiqueta respiratória”, que consiste em espirrar na parte de dentro dos cotovelos e cobrir a boca ao tossir, também contribui para a redução do risco de proliferação do vírus.

Evite compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas. Em casos de sintomas, é importante alertar para sinais e sintomas de gravidade para a busca imediata de avaliação em uma unidade de saúde.

Serviço para Imprensa: Início da 2ª Fase da Campanha Nacional da Campanha da Gripe em Curitiba
Presença do prefeito em exercício de Curitiba, Eduardo Pimentel, e da secretária Municipal da Saúde, Marcia Huçulak
Local: Unidade De Saúde Guaíra – R. São Paulo, s/n – Vila Guaíra
Horário: 11h