Geraldo Bubniak/AN-PR – Até ontem

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba registrou, nesta segunda-feira (20), 876 novos casos de Covid-19 e dois óbitos de moradores da cidade infectados pelo novo coronavírus (um deles nas últimas 48 horas). Eram 5.975 casos ativos na cidade, correspondentes ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus.

Os casos ativos estão em queda na Capital, depois de se elevarem em maio e junho, chegando a atingir mais de 11 mil casos no final do mês passado. Há uma semana, no dia 13 de junho, eram 7.528 casos ativos.

Até ontem, a taxa de ocupação dos 18 leitos de UTI SUS preferenciais para doenças respiratórias estava em 44%. Dos oito leitos ocupados, cinco eram pacientes com Covid-19. Restavam dez leitos livres.

A taxa de ocupação dos 30 leitos de enfermaria SUS preferenciais para doenças respiratórias estava em 53%. Havia 14 leitos vagos. A SMS esclarece que os dados da ocupação de leitos em Curitiba são dinâmicos, com alterações ao longo do dia.

Com os novos casos confirmados, 481.333 moradores de Curitiba testaram positivo para a Covid-19 desde o início da pandemia, dos quais 467.019 estão liberados do isolamento e sem sintomas da doença.

Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta segunda-feira (20) mais 1.100 casos confirmados e uma morte — não necessariamente representam a notificação das últimas 24 horas — em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus.

Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 2.577.884 casos confirmados e 43.286 mortos pela doença.

Os dados de internamentos incluem todos os pacientes com casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e suspeitos ou confirmados da Covid-19.

Até esta segunda-feira (20), eram 700 pessoas internadas nos leitos SUS (162 em UTI e 538 em leitos clínicos/enfermaria), seja por suspeita ou diagnóstico de Covid-19 ou de outras SRAGs.

A Sesa informa a morte de mais um paciente. Trata-se de uma mulher de 97 anos residente do munícipio de Capanema. O óbito ocorreu em 19 de junho de 2022.

O monitoramento da Sesa registra 11.288 casos de residentes de fora do Estado, 240 pessoas foram a óbito.

Brasil

Nesta segunda-feira (20), o Brasil registrou 50.272 novos casos de Covid e 96 óbitos. O total de casos foi para 31.754.465 e 669.161 mortes desde o início da pandemia.

Associação dos supermercados orienta para uso de máscara também para clientes

Como recomendação da Secretaria de Saúde em função do aumento de novos casos de Covid-19 e de outras doenças respiratórias, a Apras (Associação Paranaense de Supermercados) orienta os supermercadistas e clientes a manterem todas as medidas preventivas para minimizar a propagação do vírus, como o uso voluntário de máscaras, o distanciamento social e a utilização do álcool gel.

Ainda no final de maio, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforçou a recomendação da utilização de máscaras em ambientes fechados e situações de risco, embora o uso não seja obrigatório, e alertava para a importância da continuidade da vacinação, principalmente com o aumento no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), como Covid-19 e Influenza.

“Observamos um aumento no número de casos de síndromes gripais e, embora esse crescimento já fosse esperado pela queda na temperatura e a proximidade do inverno, é preciso manter os cuidados básicos, como a utilização de máscaras em determinadas ocasiões e, principalmente, a vacinação contra essas doenças. A vacinação tem evitado o agravamento da Covid-19 e da gripe”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

Estado reativa leitos de UTI com alta demanda das últimas semanas

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) abre ontem mais 14 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital do Centro, em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba. A ampliação é para atender o aumento da demanda de pacientes em todo o Paraná, por conta das doenças respiratórias, que se agravam principalmente com a chegada do inverno, além dos atendimentos de rotina nas áreas de urgência e emergência. Há uma semana, outros 13 leitos de UTI’s já haviam sido abertos na mesma unidade, totalizando 27 leitos desde a última segunda-feira.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, César Neves, o empenho do Governo na abertura de mais leitos deve continuar nas próximas semanas. “Diante da alta demanda, a secretaria programou a abertura de novos leitos (UTI e enfermaria). Iniciada na primeira semana de junho, os novos leitos ajudaram a não deixar a população desassistida”, disse.

Desde o início de junho foram abertos 71 leitos UTI (69 adulto e dois pediátrico) e 43 enfermarias. Com as novas UTI’s na Região Metropolitana, o Estado soma agora novos 128 leitos.

As ampliações ocorreram no Hospital do Idoso, em Curitiba (três UTI’s), Hospital Cruz Vermelha de Castro (três UTIs), Hospital Universitário de Ponta Grossa (10 UTIs e oito enfermarias), Hospital Universitário de Cascavel (10 UTI’S e 15 enfermarias), Hospital Regional de Guarapuava (10 UTIs), Hospital de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier, em Curitiba (10 UTIs e 20 enfermarias), Santa Casa de Prudentópolis (10 UTIs) e Hospital São Lucas, em Cascavel (dois leitos UTI’s pediátrica).