Reprodução de vídeo – Fernando Haddad

O ex-presidenciável Fernando Haddad (PT) gravou um vídeo em que convida apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio da Silva a passar a virada de ano com ele – no caso, em Curitiba. Lula está preso desde abril na Superintendência da Polícia Federal, no bairro Santa Cândida, na capital paranaense. Os apoiadores ficariam do lado de fora do perímetro do prédio.

“Convido, quem puder, a ir para Curitiba passar o Réveillon com o Lula”, diz Haddad, no vídeo. “Vai ser importante ele sentir o calor humano de seus apoiadores. Que há tantos meses se fazem presentes nessa situação difícil”.

Desde 7 de abril deste ano, Lula está detido em Curitiba. Ele cumpre pena depois de ter sido condenado por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá. Ainda neste ano, em duas vezes ele esteve perto de ser solto, em decisões liminares, mas ambas foram derrubadas no mesmo dia.

Haddad, contudo, não estará presente. Segundo a imprensa baiana, ele passará o final de ano na Bahia, entre as cidades de Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro, extremo-sul da Bahia. Ele está na região desde a última sexta-feira (21). A região é visitada pelo ex-prefeito de São Paulo nos finais de ano desde 2012. Neste ano, ele perdeu a eleição para presidente, contra Jair Bolsonaro (PSL). O PT, partido de Haddad, não informou se haverá a presença de políticos do diretório em Curitiba na virada do ano.