Ana Paula Carvalho investe em startup para melhoria da qualidade de vida das pessoas

Quando se fala em propósito, a ideia é encontrar quatro características marcantes: o que se ama fazer, trabalhar com a vocação e ainda ser remunerado e reconhecido por isso. No lugar disso, muitos profissionais são pagos pelo que sabem fazer, mas nem é esse o motivo pelo qual acordam todos os dias.

Consonare: um projeto que respira propósito
Jornalista de formação, mas buscadora do autoconhecimento desde a adolescência, Ana Carvalho é formada em reiki, é meditadora Vipassana e atualmente está em formação em constelação familiar veterinária. Em 2013, fez um MBA em Marketing e as terapias integrativas já faziam parte de um dos trabalhos em grupo. Fez até os colegas experimentarem suco verde! Foi só em 2019 que resolveu tirar da gaveta aquele trabalho e iniciar a startup Consonare (palavra do latim que significa soar juntos, harmonia em uma orquestra).

Desmistificando as terapias integrativas
O propósito da startup é reunir os profissionais de terapias integrativas numa plataforma que traga conteúdo sobre as terapias integrativas, partindo para um modelo de negócio autossustentável, que coloque em evidência essa área ainda pouco divulgada e cercada por mitos.

Modelo de negócio baseado em inovação
Para colocar o projeto para rodar, Ana conta com o apoio do mentor de inovação Thainã Monteiro, que possui a metodologia chamada “Caminho das Pedras”. A empresa continua em construção porque, ao contrário da empresa tradicional, uma startup tem o cliente como ponto principal do negócio. E isso acontece na prática, desde a validação da ideia, com pesquisas em campo, até outros processos de validação, etapa a etapa. “Antes da mentoria, eu já estava com a empresa montada na minha cabeça e veio o cliente e a desmontou em partes. A Consonare nasce a partir da necessidade dos profissionais de terapia integrativa, e não o contrário. Quem fazia isso era empresa tradicional, que empurrava goela abaixo do cliente a sua ideia. Com esse processo, tenho aprendido muito como empreendedora”, ressalta Ana Carvalho, que já teve outra empresa de sucesso por 15 anos.

Como funciona
A idealizadora da Consonare hoje possui um site www.consonare.com.br ,que vem ganhando forma à medida que as validações com potenciais clientes da plataforma vem se confirmando. O site tem um viés forte em conteúdo, mas também na divulgação de profissionais de terapia integrativa. “Eu fiz uma pesquisa inicial com clientes e terapeutas integrativos. Para os clientes, ficou claro que eles só recorrem às terapias havendo uma recomendação muito forte. Estou buscando ser essa referência. É por isso que, por enquanto, eu consigo realizar uma curadoria sobre as terapias, experimentando de microfisioterapia a thetahealing, de psicoterapia reencarnacionista a barra de acess só para citar algumas das terapias”, relata.

Profissionais em busca da marca própria
Da pesquisa com os profissionais que atuam na área, a fundadora da Consonare notou que a maior parte é formada por mulheres em idade entre 35 e 50 anos em transição de carreira. Já se formaram nas várias áreas do conhecimento, mas se encontraram mesmo foi nas terapias integrativas. E é justamente aí que reside a oportunidade, porque são profissionais que são muito conhecidas em suas áreas, mas novatas quando se trata de terapias integrativas. “É aí que a Consonare entra para ajudar a ganhar visibilidade por meio de uma página acoplada à plataforma que serve como uma apresentação da profissional, além do blog que caminha para receber colaborações de cada uma das profissionais, que terão autonomia para postar conteúdo. Eu só vou ficar com a curadoria, mas são elas que vão também ajudar a disseminar as terapias integrativas”, conta.

O que vem por aí
Os projetos de Ana Carvalho são audaciosos, a começar por ganhar o Brasil com a iniciativa, já com contatos em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Nordeste. Depois, o rumo é tornar a Consonare o que ela se propõe: o ponto de encontro das terapias integrativas. Isso se dará com o crescimento da plataforma, sendo um hub que concentre aplicativo de marcação de sessões, eventos, workshops, congressos, profissionais por geolocalização, recomendação de clientes e muito mais conteúdo. “Em um mundo no qual as pessoas estão esgotadas por burnout, depressão, ansiedade e síndrome do pânico, só para citar algumas doenças desse século, acredito muito que as terapias integrativas são o caminho para a humanidade”, conclui. A Consonare pode ser encontrada pelo site www.consonare.com.br e pelo instagram e facebook no @consonare_oficial


Curtas:

  • Viver uma vida sem preocupações com dinheiro está fora da realidade da população no país. Para o palestrante e especialista em finanças, Carlos Martins, a liberdade financeira existe e pode ser construída. Ele vem a Curitiba no dia 25 de junho para ministrar a palestra “Consciência Financeira: mude sua programação mental e construa uma nova realidade”. As inscrições são gratuitas, já estão abertas e podem ser feitas no link http://bit.ly/PalestraCuritibaConscFinanceira. Na ocasião, o público poderá doar peças de roupas para a Campanha do Agasalho 2019 realizada pelo Sesc Paraná. A palestra conta com o apoio do EBANX, onde será realizada.
  • No mês do orgulho LGBT+, a Vivo fortalece suas iniciativas a favor da diversidade. Além de iluminar alguns prédios administrativos com as cores da bandeira do movimento, a empresa recebe a primeira turma de jovens aprendizes composta por integrantes transexuais. A Vivo acredita na inclusão por meio da capacitação desses jovens e deve aumentar o número de colaboradores trans até o final do ano. A operadora também lançou uma campanha interna, “Tem orgulho na Vivo. Tem todos na Vivo”, pautada no respeito às diferenças.
  • Essa semana, dia 20 de junho, é o dia do Refugiado.Michele Bravos, mestre em direitos humanos e fundadora do Instituto Aurora, fala sobre vários temas atuais, a exemplo de xenofobia, acolhimento de imigrantes, contexto global e sobretudo cenário brasileiro atual. Michele Bravos já esteve em trabalho humanitário na Jordânia, ministrou cursos para missionários em Londres e realizou projetos com a ONU. Além disso, o Instituto Aurora realiza caminhada silenciosa em Curitiba para conscientizar sobre o tema.


Frase:

“Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que semeamos”
(Provérbio chinês)