Os dados referentes ao número de empregos na indústria do Paraná, no mês de junho de 2013, confirmam o bom desempenho deste setor no Estado, que registra resultados positivos desde 2011, segundo a Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (PIMES), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em dez estados da federação, mais as regiões nordeste, norte e centro-oeste. 

O nível de emprego industrial avançou 0,6% em junho de 2013 na comparação com junho de 2012, frente recuo de -0,4% na média do País. Foi a 21ª expansão consecutiva no Paraná contra a 21ª queda seguida no Brasil. O Estado registrou o segundo maior crescimento apurado no País, atrás apenas de Santa Catarina (1,4%), sendo que nove dos quatorze locais pesquisados apontaram retração. O bom resultado foi influenciado pelos ramos têxtil (13,7%), máquinas e equipamentos (4,8%), alimentos e bebidas (3,6%) e papel e gráfica (3,5%).

Em relação ao aumento do valor da folha de pagamento real (descontada a inflação), em junho de 2013 no confronto com junho de 2012, o Estado assinalou resultado acima da média nacional, com elevação de 2,6%, ante aumento de 2,3% para o Brasil. As principais contribuições vieram dos setores têxtil (16,8%), minerais não-metálicos (7,3%), máquinas e aparelhos elétricos e eletrônicos (7,2%), fumo (6,0%) e papel e gráfica (5,3%).

Em doze meses encerrados em junho de 2013, a indústria do Estado se manteve no topo do ranking nacional, com expansão de 1,1% do contingente ocupado, na contramão da indústria nacional, que desacelerou -1,1%. O volume de salários reais salienta o comportamento positivo do Paraná, com o melhor resultado nesse quesito, ao crescer 5,6%, frente aumento de 3,8% para o Brasil. Em relação ao número de horas trabalhadas, o Paraná registrou incremento de 0,2%, diante recuo de -1,4% para a média nacional. As atividades que apresentaram melhor desempenho na geração de empregos foram fumo, têxtil, fumo, máquinas e aparelhos elétricos e eletrônicos, produtos químicos e alimentos e bebidas.