No começo deste mês, a empresa Viação Carambeí Ltda (VCL) cortou o direito dos idosos que moram na área rural de Carambeí, nos Campos Gerais, de utilizarem os ônibus de graça todos os dias da semana. Agora, eles podem utilizar o serviço gratuitamente apenas nas segundas e quartas-feiras

O corte do beneficio seria reflexo da queda no número de passageiros e de problemas com a arrecadação. Contudo, o Estatuto do Idoso prevê a gratuidade para todas as pessoas acima de 65 anos.

A empresa afirma que antes, nos fins de semana, a tarifa de R$ 2,25 já era cobrada dos idosos. Nos últimos dez anos, o número de passageiros teria caído em mais de 10 mil, sendo que hoje cerca de 7,6 mil utilizam o transporte coletivo, sendo que 38% dos usuários teriam direito ao passe livre. Então, a situação ficou insustentável, afirmou Renato Correia, dono da empresa.

A Prefeitura do município, por sua vez, informou que só irá realizar uma inspeção para fazer valer a lei quando receber reclamações, o que ainda não havia ocorrido.