Divulgação – Representantes da Nutfree no Shark Tank

A empresa curitibana Nutfree Alimentos Saudáveis conquistou aporte financeiro no programa de tv de empreendedorismo Shark Tank Brasil, do canal por assinatura Sony. Na edição da última sexta-feira (9), os empreendedores Débora Trinkaus e Renato Lima foram sabatinados pelos “tubarões” João Appolinário, Cris Arcangeli, Robinson Shiba, Camila Farani e Caito Maia. Débora e Renato foram buscar investidores para a criação de uma rede de franquias para expandir os negócios em outras localidades do Brasil. Atualmente, a Nutfree atende os estados de Paraná e Santa Catarina e não consegue, sem as franquias, atender à demanda de pedidos do Brasil inteiro, que cresce exponencialmente. “Participamos do programa com uma estratégia de expansão formulada que era franquear fábricas pelo Brasil e, no último minuto, saímos de lá com investimento para montar uma fábrica em Santa Catarina.  É um local estratégico porque é o estado brasileiro com o maior número de pessoas com algum tipo de intolerância alimentar”, explica Débora Trinkaus, após conseguir o aporte de R$600 mil do empresário João Appolinário, presidente, proprietário e fundador da Polishop.  

NUTFREE
A empresa foi fundada em 2015 a partir da percepção de que o mercado de panificação convencional não tinha capacidade operacional para produzir pães e bolos sem glúten e sem lactose, atendendo às especificações técnicas necessárias para garantir a segurança alimentar de pessoas com essas restrições. A fabricante percebeu esse nicho de mercado e quadruplicou sua receita em menos de quatro anos de operação. Esse crescimento expressivo despertou o interesse da produção do programa que está em sua terceira temporada no Brasil.

“A nossa primeira produção foram exatos 14 pães e 30 bolos. Nós perdemos as contas de quantas fornadas inteiras tivemos que jogar fora. Pensamos em desistir várias vezes. Mas, após dois anos de testes conseguimos elaborar uma fórmula saborosa e saudável para pães e bolos que atendem ao mercado de pessoas com doença celíaca, intolerantes à lactose ou que querem simplesmente consumir alimentos mais saudáveis no dia a dia”, explica Debora Trinkaus, proprietária da Nutfree.

Todos os produtos da Nutfree Alimentos Saudáveis não contêm glúten, lactose (açúcar do leite), caseína (proteína do leite) e soja. Alguns itens também são veganos e não contém açúcar. “O nosso compromisso é entregar ao mercado um produto com extrema qualidade, sabor e totalmente livre de contaminação cruzada”, ressalta Debora.

A linha de produtos da empresa é composta por pães integrais, 7 grãos, linhaça, pão de batata, bolos de chocolate, abacaxi, cenoura e fubá, torradas, panetone e chocotone. No processo produtivo dos pães e bolos também não são adicionadas gorduras transgênica ou hidrogenada e utilizamos açúcar demerara e sódio de maneira controlada.

Atualmente, os produtos da Nutfree Alimentos Saudáveis podem ser encontrados nas gôndolas de supermercados como Festval, Angeloni, Mufato e Condor entre outros do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de empórios, padarias e casas de produtos naturais. A empresa também possui um e-commerce que atende as demais regiões do Brasil.

ALIMENTOS SAUDÁVEIS
O mercado de alimentos saudáveis está em franco crescimento no mundo.  Segundo o levantamento da empresa de análise de mercado Mintel, 7% dos adultos britânicos evitam o glúten por conta de alergia ou intolerância e mais de 8% o evitam por conta de um "estilo de vida saudável".  O mesmo levantamento ainda estima que o mercado de produtos sem glúten gera uma receita US$ 9 bilhões/ano nos Estados Unidos. 

“Existe uma demanda enorme por produtos sem glúten e sem lactose no Brasil e uma das metas da Nutfree é incentivar as pessoas a terem uma alimentação mais saudável e equilibrada para que tenham mais qualidade de vida. Independente da motivação que as leva a procurar nossos produtos”, explica a proprietária da marca.  

Sobre a Nutfree Alimentos Saudáveis
https://www.facebook.com/nutfreealimentos/
https://www.instagram.com/nutfree.alimentos/
https://www.nutfree.com.br/
https://br.canalsony.com/programas/shark-tank-brasil