Franklin de Freitas – Ideia de criar plataforma de desinfecção foi por acaso

A pandemia do coronavírus atingiu em cheio a economia brasileira. Na região Sul do Brasil, por exemplo, 47,8% das 705 mil empresas em atividade na segunda quinzena de junho registraram queda nas vendas, segundo a Pesquisa Pulso Empresa, divulgada ontem pelo IBGE. Para sobreviver a esse momento de crise, muitas têm sido obrigadas a se reinventar, por exemplo criando novas formas e canais para atender seus clientes, enquanto outras tantas (18,6%, mais precisamente) estão inovando, com o lançamento e/ou comercialização de novos produtos ou serviços.

Um bom exemplo disso é a Riole Eletrônica, empresa paranaense que conseguiu ‘inovar para se reinventar’. Fundada em 1982, a marca começou sua trajetória artesanalmente e hoje é reconhecida pelas soluções tecnológicas de áudio e vídeo, com sistemas de tradução simultânea e até um kit cinema para acessibilidade de deficientes visuais e auditivos. Com a pandemia e o cancelamento de eventos e sessões de cinema, porém, veio a ideia de um novo produto: o UV Clean Mat, que é uma plataforma para desinfecção e esterilização de calçados que não exige nenhum tipo de preparação ou manutenção para seu uso, bastando ligar na tomada e começar a utilizar.

Diretora da Riole, Cristiane Moro conta que a ideia de criar o produto surgiu quase por acaso, durante uma reunião sobre produtos de tecnologia ainda no começo da pandemia. “Tinha um pano no chão, para as pessoas lavarem os pés, e aí comentamos que se alguém pisasse poderia escorrer, que tinha de tomar cuidado. Foi quando um engenheiro falou da lâmpada [de ultravioleta], que mata germes e bactérias. Aí começamos a pesquisas e descobrimos que tem muita literatura sobre isso”, relata a executiva.

Durante as pesquisas, foi descoberto que ao menos três empresas no mundo produziam algo parecido com a proposta do UV Clean Mat. A empresa então foi atrás da tecnologia e desenvolveu seu próprio produto, que foi lançado há duas semanas e está sendo comercializado por R$ 1.499 no site da marca (www.riole.com.br).

“Estamos super otimistas, a recepção foi muito grande, até maior do que a gente esperava. Está com uma procura grande de clínicas [médicas], algumas residências e lojas também. Agora vamos rever nosso plano comercial, tem muita gente entrando em contato porque quer vender, ser representante, distribuidor”, comemora a diretora da Riole. “Não é uma tecnologia nova, tem há bastante tempo no mercado para aquários, por exemplo, para desinfectar água, mas para calçado é uma novidade no mercado nacional”, complementa.

Com o sucesso da novidade, a ideia da Riole já é expandir a linha que usa o ultravioleta. Até o final do ano, a ideia é lançar pelo menos mais dois produtos que utilizem a tecnologia. “Pesquisas em alimentos, por exemplo, mostram que com o UV dobra o tempo de conservação, porque ele esteriliza. Já temos ideias para vários outros produtos e até o final do ano queremos colocar mais um ou até dois produtos no mercado”, finaliza Cristiane.

Mercado ganha cada vez mais opções para o ‘novo normal’

A novidade da Riole é apenas uma entre tantas que estão surgindo em meio à pandemia. O exemplo mais evidente, talvez, sejam as barreiras de proteção transparente, que estão sendo utilizadas para fazer a separação entre clientes e atendentes em supermercados, farmácias, lojas de conveniência e panificadoras.

No Paraná, uma das marcas que está trabalhando com o produto é a Isoflex, especializada em Gestão Visual e que desenvlveu produtos nessa linha por conta da demanda gerada pela pandemia. A marca, inclusive, mantém em seu portfólio uma linha chamada Covid-19, criada no início da pandemia e que, além de barreiras, conta com máscaras de acetato, máscaras emborrachadas, dispensers para máscaras, identificadores de distância e demarcadores de piso,e o quadro planner, para gerenciamento de atividades de trabalho.

Já a marca OMO anunciou recentemente o lançamento do OMO Lavagem Perfeita Sanitiza e Higieniza, 1º sanitizante para roupas do Brasil com eficácia comprovada contra o vírus da Covid-19. A novidade tem como objetivo ser um aliado dos consumidores na adaptação a esse “novo normal”, trazendo mais praticidade e segurança para suas casas. O produto garante todo o poder de limpeza e remoção de manchas, combinado com o cuidado com os tecidos e as cores.