Ana Lúcia Bittencourt Starepravo-Diretora de mercado

Após uma trajetória de sucesso como executiva numa das maiores redes hoteleiras do mundo e, posteriormente, numa das mais competitivas empresas de refeições coletivas, Ana Lúcia Bittencourt Starepravo decidiu montar a própria empresa com ex marido na época. Assim surgiu há 18 anos a Genialnet Gestão e Tecnologia Ltda, com apenas um cliente, muito trabalho, empenho e coragem. Conversamos com a empreendedora Ana Lúcia e conhecemos de perto a sua perseverança.

Como foi a escolha por este segmento de negócios?
Quando sai da área hoteleira, fui trabalhar numa empresa de Refeições Coletivas em Blumenau – SC que atendia a todas as grandes indústrias do Estado. A área me encantou. Desafiante, muito competitiva e com grande potencial de crescimento na época, fez com que eu decidisse permanentemente me manter nesta área. Três anos depois fui convidada a trabalhar numa empresa em Curitiba de alimentação coletiva, que nascia com a gestão de um grande executivo vindo de São Paulo. Depois de 6 anos, decidimos, meu ex marido e eu a montarmos a própria empresa para dar seguimento e evolução no Sistema Genial, software que nasceu a partir de uma demanda da empresa e do próprio mercado.

Quais principais benefícios para as empresas?
Nestes quase 20 anos de experiência detectamos que as principais dificuldades enfrentadas pelo mercado de alimentação coletiva são: falhas no gerenciamento de custos, alto desperdício, falta de profissionais qualificados para a base operacional e alto índice de desvios de mercadorias. A Genialnet tem ajudado quase 200 empresas a resolver estas questões para garantir a lucratividade. O mercado de alimentação coletiva trabalha com uma lucratividade média de 4%, o que demonstra que o controle de custos tem que ser diário nas empresas do segmento. Visa o planejamento e apuração de custos. Nossa experiência de mercado demonstra que é possível obter uma economia média de 10% nos custos de matéria-prima com a implantação do Sistema Genial. Além de toda a operação, a linha de produtos Genial está integrada ao Genial Financeiro, Gerenciador de Notas Fiscal Eletrônica e BI.

Como está a empresa hoje?
Crescemos e conquistamos o respeito e a admiração das empresas focadas na área de Food Service como: Alimentação Coletiva e Escolar, Serviços de Nutrição Hospitalar, Restaurantes de Autogestão e Merenda Escolar. Atendemos atualmente quase 200 clientes em todo o Brasil.

Qual o seu papel na empresa?
Meu papel principal hoje na empresa são as negociações, acompanhamento do mercado e das necessidades dos nossos clientes e tenho paixão por este trabalho. Nunca me abati por crises, retração de mercado ou más notícias. Acredito num trabalho sério, ético e criativo.


Curtas:

  • Os empresários Rodrigo e Mariana Gaião, da StilHaus, aproveitaram o início do ano para visitar a Heimtextil, a maior feira de decoração da Europa. O evento aconteceu na segunda semana de janeiro, em Frankfurt na Alemanha. Durante a visitação, Mariana e Rodrigo viram em primeira mão lançamentos e novas tendências para o ano de 2019, já escolhendo os produtos que farão parte de sua coleção neste ano. A StilHaus já é reconhecida por trabalhar com produtos importados, e algumas linhas têm importação para o Brasil feita exclusivamente pela marca.
  • Grupo T2I. Grupo composto por quatro empresas do ramo de tecnologia, com sede em Curitiba e fundação em 1992. Fator Mob, Fator BLE, Fator Sphera e Quântika oferecem soluções dentro das áreas de transporte e mobilidade, IoT (internet das coisas), Bluetooth Low Energy, Smart Cities, aplicativos, ambientes de inovação e outras áreas que envolvam tecnologia e integração de sistemas. www.fatorble.com

Frase:

“A única forma de lidar com um mundo não livre é se tornar tão absolutamente livre que a sua simples existência seja um ato de rebeldia.”
(Albert Camus)