Ana Volpe/Agência Senado

Depois de polêmicas sobre o horário de verão, extinto pelo presidente Jair Bolsonaro em 2019, o Horário de Verão volta a ser notícia. Em função das perdas causadas ao setor de bares e restaurantes, um grupo de entidades de turismo, gastronomia e entretenimento afirmou que deve recorrer ao Ministério do Turismo (MTur) para pedir a volta do Horário de Verão no Brasil. A decisão veio após a negativa de retomada feita pelo Ministério de Minas e Energia, alegando “economia baixa” de energia elétrica.

“Nós acreditamos nisso (nos benefícios da volta do horário de verão), e acrescentamos que vai agregar na segurança pública e socialmente com a geração de empregos”, defendeu o empresário Fábio Aguayo, presidente da Associação Brasileira de Bares e Casas Norutnas (Abrabar).

A luta pela volta de uma hora a mais durante o dia reúne é encampada, além da Abrabar, por entidades como a Feturismo, CNTur, Abrasel, Sindihotéis e empresários de turismo, bares e restaurantes, eventos, entre outros. Até mesmo o fundador da Rede Havan, Luciano Hang, aliado de primeira hora do presidente, já se manifestou favorável a bandeira.

A iniciativa, na avaliação de Aguayo, vai contribuir ainda “na conscientização da população, do momento crítico que vivemos, com recursos hídricos e energéticos”. Ao sair mais cedo do serviço, os trabalhadores tem oportunidade de fazer programas de lazer em família, movimentando o setor de gastronomia e entretenimento.

A volta do horário também contribuiria para a retomada econômica do setor.