As empresas de telecomunicações, representadas pela Conexis Brasil Digital, afirma que analisará detalhadamente cada ponto do edital de 5G, aprovado na quinta-feira, 25, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O objetivo, segundo o sindicato, é esclarecer como as companhias poderão participar corretamente do leilão, previsto para acontecer ainda este ano.

“Aguardamos a análise do edital pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e eventuais ajustes na proposta”, afirma a Conexis em comunicado.

“Reiteramos a importância de termos regras estáveis, claras e transparentes que garantam a livre iniciativa, segurança jurídica e regulatória ao certame, bem como obrigações que privilegiem os investimentos associados ao objeto do leilão e minimizem o custo dos não associados”, continua a entidade.

As empresas afirmam acreditar que o governo vai garantir um leilão não arrecadatório que se alinhe com o desejo de investimentos nas frequências, e esperam ter mais detalhes sobre o certame. “Trata-se de um marco no setor de telecomunicações brasileiro e reforçamos nossa disposição e interesse de dialogar com as autoridades competentes e contribuir para que a nova tecnologia de 5G traga desenvolvimento ao país, inclusão digital e melhoria de vida para a população brasileira”, completa a Conexis.