O final da manhã de ontem foi movimentada na BR-277 para a realização de atendimento a um simulado de acidente de grande porte envolvendo três veículos: um caminhão tanque carregado, um ônibus com 27 passageiros e um carro de passeio. O simulado foi feito no km 66 da BR-277 (região de São José dos Pinhais).
A simulação foi um treinamento do Plano de Auxílio Mútuo (PAM), um acordo de defesa assinado por várias empresas, inclusive a Ecovia Caminho do Mar, concessionária que administra o trecho Curitiba-Litoral da BR-277 e as PRs 508 e 407, e outras empresas na rodovia, para atender com eficácia a acidentes com múltiplas vítimas.
O objetivo também foi deixar as empresas que assinaram o PAM, ajustadas nos mínimos detalhes para atender acidentes de grande porte. Nos últimos dois anos foram simulados um acidente aéreo e um contato com o vazamento de um material químico em uma fábrica. Além da Ecovia, participarão outras empresas, como: montadora Renault, Samu, Corpo de Bombeiros, Eco Salva, Electrolux, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, Prefeitura de São José dos Pinhais e o Instituto Ambiental do Paraná.