Rodrigo Felix Leal

A Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, é palco da 1ª Moto União, em frente ao Palácio Iguaçu, evento idealizado pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) que passa a fazer parte do calendário estadual em razão do Dia do Motociclista.

A realização do Moto União é parte da estratégica do Detran-PR de estar mais próximo da população, como órgão responsável por transmitir mensagens de conscientização sobre o trânsito e valorização da vida.

Segundo Mário Marques, diretor de Recursos Humanos e da Escola de Trânsito do Detran-PR, o evento agora é parte do calendário anual da instituição. “Fomos procurados pela Pastoral de Trânsito, que pediu apoio para uma missa em homenagem ao Dia do Motociclista. Mas falei com o governador e ele acatou a ideia de realizar uma grande celebração nesse dia. Agora queremos fazer todos os anos”, afirmou. 

O arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, que participou das bênçãos ecumênicas aos motociclistas, disse que cuidar da vida no trânsito é uma causa nobre e que merece ser lembrada todos os dias. “Temos que partir de pontos comuns a todos, católicos, evangélicos e não-religiosos. O tema da vida se sobrepõe a qualquer variante, variável ou diferença. Em tempos de tantos conflitos e tensões, ninguém discorda que numa festa dessas a reflexão sobre segurança no trânsito não é apenas uma questão de ordenamento, mas uma opção pela vida”, emendou.

Também participaram das bênçãos ecumênicas pastores da Igreja Metodista, Igreja Bola de Neve, Igreja do Evangelho Quadrangular e Filhos do Calvário.

PROGRAMAÇÃO – A comemoração teve início às 9h com a concentração de dois mil motociclistas no pátio da banca examinadora do Detran. Em seguida, o grupo acompanhou agentes do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) até o Palácio Iguaçu, onde foram recebidos com uma bênção de acolhimento, seguido de um culto ecumênico celebrado pelas lideranças religiosas do Paraná.

No período da tarde, as bandas KM 164 e Destiny farão um show para animar os motociclistas e seus familiares, que também poderão contar com diversas atividades educativas de trânsito, espaço da saúde, pilotagem defensiva, recreação, distribuição de brindes, exposição de acessórios para motociclistas, entre outros.

O evento contou com a parceria da Pastoral do Trânsito, Federação Paranaense de Motociclismo, Observatório Nacional de Segurança Viária, Corpo de Bombeiros, Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde (Projeto Vida no Trânsito), BPTran, Paraná Esportes, grupos de motociclistas e motoclubes, lojistas, empresários e representantes de entidades.