Hernani Ogata – Parte dos eventos foi realizada no ginu00e1sio da Universidade Tuiuti

Mais de 2 mil pessoas participaram do Piquenique Inclusivo, realizado pela Prefeitura de Curitiba, nesta segunda-feira (3), no campus da Universidade Tuiuti, no Pilarzinho. Durante o dia todo, pela manhã e à tarde, pessoas com e sem deficiência, celebraram o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (PcD) com música, dança, comida e brincadeiras.

O prefeito Rafael Greca participou do evento, organizado pela Assessoria dos Direitos da PcD, que contou com brinquedos inclusivos. “Houve muita música e diversão, mas sobremaneira muito respeito e inclusão”, disse Greca.

De tarde o prefeito também entregou o prêmio Viva Inclusão a boas práticas pela igualdade de direitos desenvolvidas na cidade. Ele também assinou o Pacto Global Cidades Para Todos, em evento realizado no Salão Brasil do Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura.

O prefeito falou ainda do objetivo de tornar Curitiba a cidade mais inclusiva do país. “As crianças com deficiência merecem todas as chances para se desenvolverem intelectualmente e ter multiplicadas as suas possibilidades de superação”, destaca Rafael Greca.

De acordo com Denise Moraes, coordenadora da assessoria, a homenagem ao Dia Internacional da PcD busca a conscientização social acerca dos direitos das pessoas. “Nossa maior frente é a acessibilidade atitudinal, ou seja, promover a inclusão com atitudes que respeitem a todos. Um olhar mais inclusivo no dia a dia”, explica Denise.

Cidade para Todos
O Pacto Citys for all (Cidades para Todos), assinado pelo prefeito ontem, coloca Curitiba num grupo de cidades, entre elas Berlim, capital da Alemanha, comprometidas com a gestão e o trabalho para a acessibilidade plena, além da aplicação de políticas de inclusão no ambiente urbano. 

Para o início do ano que vem, Prefeitura prevê a implantação de pistas acessíveis no Setor Histórico, como parte do Rosto da Cidade. O projeto contempla todo o conjunto de edificações da região, como a Casa da Memória, Largo da Ordem, Feirinha de Artesanato e igrejas.