Final de ano chegando e é sempre bom dar uma avaliada na carreira profissional. Por que é importante fazer esse balanço no final de ano? Especialista afirma que este tipo de cuidado é fundamental para definir o que se quer na carreira, se está feliz e como pode melhorar.“A avaliação da carreira profissional é constante, ela não deve ser feita somente no final do ano. Mas esse é a época mais propícia para uma reflexão, época em que normalmente se tem menos trabalho e as empresas fazem seus balanços. É a hora de checar o que você cumpriu do plano anteriormente traçado e o que não cumpriu, se está feliz agora ou não. Se não, concluir o porquê e traçar soluções”, ensina Renato Grinberg, diretor do site www.trabalhando.com.br, uma comunidade online de ofertas de emprego.
O profissional ressalta que o ideal, é aproveitar o fim de ano para traçar metas para o ano seguinte. “Desde coisas simples como um curso, ou uma meta de vendas, como as mais complexas, como uma promoção”, exemplifica. Depois de feita a avaliação, o próximo passo a ser seguido é o desenvolvimento de um diagnóstico. É ele que te dará um caminho para solucionar os problemas anteriormente traçados..
Para se ter sucesso em qualquer carreira é necessário conciliar a necessidade com o que a pessoa pretende fazer. “Por exemplo: se eu tenho o sonho de ser um surfista, mas fui morar em um local que não tem praia, não adianta de nada. Eu tenho que associar o meu sonho com a necessidade que a profissão exige”, explica Renato.
Não adianta ficar fazendo milhões de cursos que não servirão efetivamente para a carreira. “O profissional deve se informar, conversar com outras pessoas, não ficar apenas fazendo cursos”, ressalta. Se eles não tiverem alguma relação direta com a carreira, talvez seja melhor priorizar outros.
Agregar valores ao currículo sempre é uma boa opção, mas a pessoa tem que saber o que ela quer e escolher cursos que complementem e a ajudem na profissão. “O mercado é competitivo e se você tem um diferencial que outra pessoa não tenha, sempre é uma chance a mais para alavancar a carreira”, observa o profissional.
Independentemente do que se quer seguir, o mais importante é nunca parar de aprender. “O aprendizado é contínuo. Isso não quer dizer que o profissional tenha que ficar fazendo cursos pelo resto da vida, não. Significa se aprimorar naquilo que faz. Você tem a responsabilidade de sempre aprender, você tem que desenvolver o hábito de ler coisas da sua área, se informar sempre seja por revista, jornal, ou qualquer outro meio”, encerra Renato.


Cinco dicas para ter mais produtividade 

    1    Planeje-se com antecedência
Para um dia muito corrido, é de extrema importância trabalhar com uma boa agenda. Quando se planeja, é possível obter muito mais resultados. Adorte o hábito de marcar as tarefas com antecedência, os horários e a duração que demandará para realizar cada atividade.

    2    Saiba qual o período mais produtivo do seu dia
É muito importante saber e avaliar quando se é mais produtivo por exemplo, de manhã, tarde ou noite. Isso auxiliará no planejamento de tarefas que necessita de mais atenção e tempo.

    3    Seja organizado
A organização é o ponto ideal para ser produtivo, está ligada a toda sua agenda. Quando não se organiza  a pessoa apenas enxergará a grande demanda de tarefas, mas não conseguirá defini-las e faze-las com tanta produtividade.

    4    Delegue tarefas
O profissional não pode querer fazer tudo, se encher de ocupações. É importante saber delegar! Distribua as tarefas entre os colaboradores. 

    5    Durma cedo
É isso mesmo, dormir bem e cedo faz toda a diferença. A pessoa que tem um bom sono no dia seguinte terá uma mente descansada para criar e pensar.