A Equipe da capital se consagra campeã da 5ª Copa Integração e desempata a competição que estava com 2 vitórias para cada equipe.
O torneio terminou neste domingo, no Las Palmas Golf & Country Club, participaram 66 jogadores do Paraná e de Santa Catarina. O clima de confraternização e o espírito competitivo predominou durante todo o torneio e para todos foi uma verdadeira diversão.
Sábado – Em formato match play, as equipe entraram em campo para a disputa, 15 duplas jogando a modalidade Four-ball e 3 jogos individuais. A equipe Curitiba conseguiu um bom desempenho vencendo 13 jogos e empatando 1 jogo para abrir uma vantagem sob a equipe Interior que venceu 4 jogos mais o empate.
Domingo – Antes do ínicio dos jogos, os jogadores participaram de um aquecimento acompanhados da fisioterapeuta Susana Helmer. No último dia estavam 22 pontos em disputa, sendo 11 jogos Four-ball e 11 jogos individuais, e a equipe Curitiba manteve o bom desempenho vencendo 11 jogos e empatando 4 jogos para conquistar o título da Copa Integração e levantar o troféu transitório Dilermando Ribeiro dos Santos.
A programação social foi agitada, após os jogos de sábado foi servido aos jogadores um churrasco e no domingo o almoço foi comida japonesa, antes a cerimônia de premiação. Durante o encerramento foi realizado sorteio de brindes contendo vinhos e roupas da Sucrégolf.
O Presidente Sakae Tamura aproveitou o encerramento do torneio para fazer um agradecimento. “Obrigado pela presença de todos os clubes. Obrigado aos nossos patrocinadores, a nossa diretoria, aos conselheiros e a equipe da Federação, o torneio foi um grande sucesso graças a participação ativa de todos vocês.” A Federação Paranaense e Catarinense de Golfe teve apoio Água Mineral Sferriê para a realização deste evento. Além dos patrocinadores oficiais: Poliservice, Weiku do Brasil, 10 pastéis, Carrér Agrícola, E-tourism e Kapersul. E o patrocínio governamental das seguintes empresas: Mili, Condor, Consórcio Servopa e Bree, através da Lei de Incentivo ao Esporte.



Academia de Novos Talentos da FPCG, um projeto de sucesso
O início  – A Academia de novos Talentos da FPCG começou em fevereiro de 2017 quando o Presidente Sakae Tamura assumiu a Federação Paranaense e Catarinense de Golfe. O planejamento inicial era formar e descobrir jovens atletas que fortalecessem a base atual do golfe, trazendo crianças que abraçassem a modalidade como sua principal atividade esportiva. O nome “Academia de Novos Talentos da FPCG” criado pelo Presidente e pelo coordenador Administrativo e responsável juvenil, deu-se justamente pela intenção de descobrir novos talentos no mundo do golfe.
A parceria  – Desde o início a academia teve apoio do Las Palmas Golf & Country Club, localizado em São José dos Pinhais. Além dessa parceria, com espaço cedido no campo, a FPCG recebeu o patrocínio da empresa Adesi, que abraçou o projeto desde o começo até hoje. A realização só foi possível graças ao apoio e a doação de materiais dos atletas juvenis já federados.
Durante –  A Federação escolheu escolas de ensino regular para apresentar o projeto e convidar alunos que pudessem participar das aulas de golfe gratuitas. As aulas seriam realizadas semanalmente no Las Palmas Golf & Country Club com o profissional Maurílio Santana.
Um ano depois do início do projeto e seis meses após o começo das aulas, foi criada a turma de alto-rendimento. Os alunos iniciaram a prática em campo adaptado, com um percurso reduzido, ficando mais agradável para a prática dos futuros golfistas.
O projeto consiste em duas turmas com aulas nas terças e quartas-feiras, além da turma de alto rendimento que tem horário também na quinta-feira.
Torneio de Novos Talentos da FPCG  – Os organizadores do projeto viram a necessidade de criar competições para os iniciantes, motivando-os com a prática das atividades e estimulando o espírito competitivo entre eles.
Durante o decorrer do projeto, a Federação organizou quatro torneios para aproximar as crianças do golfe real. Dois deles ocorreram em paralelo à etapa Paraná do Tour Nacional Juvenil (campeonato de nível nacional, com o melhores juvenis amadores do Brasil). Com a participação das escolinhas de golfe dos demais clubes de Curitiba e região, mais de 40 iniciantes estiveram em cada evento.
O primeiro evento com as crianças aconteceu em agosto de 2017, no Alphaville Graciosa Clube, o segundo foi em fevereiro de 2018, no Clube Curitibano, os dois últimos torneios aconteceram no Las Palmas Golf & Country Club, respectivamente em setembro e novembro.
As competições aconteceram nas modalidades Drive, Chip, Putt, Stroke Play individual e campeonato de duplas Scramble com golfistas amadores, que tornaram-se padrinhos do projeto.
Objetivo –  Criar cidadania, educação, fomentar o esporte e gerar novos talentos. A meta final do ciclo desses dois anos foi a geração dos handicaps índex. Após o desenvolvimento e muito trabalho, o sucesso do projeto foi consagrado com a geração de sete alunos com handicap índex e uma família como sócia do clube.
Para somar, o projeto ainda foi apresentado junto com a CBG para a R&A que vai apoiá-lo em 2019. Outras 4 escolas foram escolhidas foram: Corujinha, Japeri, Belém Novo, e Aquiraz.
Para 2019, o projeto almeja um grande crescimento. A nova diretoria eleita da FPCG, estará trabalhando junto aos parceiros para o desenvolvimento dos novos talentos.
“Os jovens atletas são o futuro do nosso esporte, por isso, é necessário que seja trabalhado efetivamente nesta categoria. A chave do sucesso é a parceria que formamos com os clubes”, afirma o presidente Sakae Tamura.


GESTÃO 2017/2018 PRESENTEIA CLUBES DO PR E SC

O Presidente Sakae Tamura e sua equipe de diretores que assumiram a Federação no início de 2017, decidiram presentear com uma muda de cerejeira cada um dos clubes filiados no Paraná e em Santa Catarina. O presente é uma forma de agradecimento pela parceria durante esses dois anos de gestão, que se encerram em dezembro.
Simbolismo
Na cultura japonesa, a árvore tem um significado muito importante. Ela carrega a simbologia das flores, dentre as quais destacamos a beleza, a renovação e a juventude.
A flor de cerejeira, ou flor de sakura, como é conhecida, simboliza pureza e felicidade.   Os japoneses a consideram elegante, intensa e bela.
“As árvores são um gesto de reconhecimento e agradecimento pelo apoio e parceria que tivemos dos clubes e seus dirigentes durante nossa gestão.” – disse o Presidente Sakae Tamura.


EDUARDO LEAL É CAMPEÃO DA ÚLTIMA ETAPA DO CIRCUITO 30+

O Santa Mônica Clube de Campo recebeu nesta quarta-feira (28) a última Etapa do Circuito 30+ da FPCG 2018. A confraternização entre os participantes esteve presente durante todo o dia e encerrou com chave de ouro o Circuito. O grande campeão foi o jogador local, Eduardo Leal, que terminou com 74 tacadas, duas acima do par.
Na categoria  Pré-Sênior Ouro  – o campeão foi Celso Hilário com 68 net, seguido de Denis Silva também com 68 e José Lima Jr com 69. Na  Prata, o vencedor foi Raul Avelino com 67 net, em segundo ficou Henrique Barros com 68 e Vinicius Feltrin com 73.
Na categoria  Sênior Ouro  – O presidente Sakae Tamura, levou o título com 69 net, seguido de Francisco Carrér com 70 e José Bianeck com 72 net. Na  Prata, Daniel Begnini ficou em primeiro com 64 net, em segundo ficou Augusto Miura com 65 e Waldemar Torii com 66 net.
Na categoria  Super Sênior Prata  – O golfista Yasumi Takeda venceu com 69, seguido de Cheigi Nakano com 70 e Mario Matsunaga com 71 net.
O prêmio especial – Near Pin –   ficou com o golfista Francisco Carrér.
Após o término dos jogos os jogadores se reuniram para o jantar de confraternização e cerimônia de premiação.
Os patrocinadores oficiais da FPCG são: Poliservice, Weiku, Kapersul, 10 Pastéis, E-tourism, Águas Sferriê e  Cárrer Agrícola.