Foto ilustrativa

A Secretaria da Educação confirmou na tarde desta quinta (30)   que o Núcleo Regional de Educação de Curitiba está acompanhando as denúncias de casos de automutilação de alunos em uma escola em Santa Felicidade, em Curitiba. Segundo a secretaria, a comunidade escolar está sendo orientada quanto à prevenção desta prática, e as ações serão reforçadas durante o mês de setembro com a campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio e automutilação.

As crianças, principalmente dos quintos, sextos e sétimos anos do Ensino Fundamental, têm participado de um desafio, no qual uns exigem que os outros cortem os braços com estilete e lâminas de apontador. Mais de 30 crianças já teriam apresentado ferimentos nos braços. "Ninguém consegue entender o motivo deste desafio. Simplesmente eles se cortam", disse o pai de uma das crianças, que não quis se identificar. Segundo ele, mais de 30 crianças já teriam apresentado cortes nos braços. 
 
A Secretaria da Educação informou que desenvolve ações que visam à prevenção e ao enfrentamento a todas as formas de violências no âmbito escolar, por meio de práticas pedagógicas. Ela subsidia os profissionais da educação quanto aos encaminhamentos no intuito de prevenir situações conflituosas, buscando um ambiente escolar propício à aprendizagem, à convivência e ao desenvolvimento humano.

De acordo com a secretaria, não há registro oficial de casos de automutilação em outras escolas da rede estadual.