Reprodução/Portal Cidade do Conhecimento

Na Escola Municipal Presidente Pedrosa, na Vila Izabel, a Copa do Mundo já tem seleção campeã: a Croácia. Isso porque, apesar de a final do mundial do futebol ser só no domingo (15/7), as atividades internas inspiradas na Copa já definiram a equipe croata como vencedora.

“Aqui tivemos gincana, copinha interna, festa temática e atividades pedagógicas com o tema da Copa. E quem ganhou foi a Croácia. Será que é um sinal?”, diverte-se a professora Thaís Favorito.

Inspiradas na publicação desenvolvida pela equipe técnica da Secretaria Municipal da Educação, o Caderno de Sugestões de Encaminhamentos Copa do Mundo, a equipe da escola mobilizou cinco turmas do 5º ano para produzir mapas dos países participantes.

“Cada turma fez do seu jeito. Uns pintaram os países, outros pintaram as bandeiras, mas todos se empolgaram e aprenderam muito. O conteúdo foi trabalhado de maneira interdisciplinar, envolvendo não só geografia, mas matemática, com os fusos horários, e até português e temas étnicos”, explicou a professora Aparecida Fernandes.

O estudante Diego de Paula, 10 anos, disse que adorou montar os mapas e as bandeiras, pois aprendeu muitas coisas de maneira divertida. “Agora sei a localização de muitos países que eu não conhecia, e quais são as bandeiras deles. É mais fácil aprender assim do que apenas lendo”, contou o garoto.

A colega Maria Eduarda Lima Sobrinho, 10 anos, concorda. “Eu adoro desenhar e para mim essa atividade foi muito legal”, afirmou.

Na avaliação da diretora Roseli Padilha Prince Riske, o trabalho foi muito produtivo. “Começou pequeno e terminou muito grande. Todos se envolveram e aprenderam muito”, disse.

Também participaram das atividades a vice-diretora Maritza Rolim de Moura Verges e as professoras Elaine Oliveira, Eglair Dalzoto Leal e Ana Carolina Morello.

Trabalho conjunto

A secretária Maria Sílvia Bacila afirma que iniciativas como essa têm o respaldo teórico da Secretaria e servem para motivar os estudantes. “Os pequenos têm, naturalmente, interesse pelo assunto e as escolas podem aproveitar essa curiosidade para ensinar diversos conteúdos”, explica Maria Sílvia. O Caderno de Sugestões de Encaminhamentos Copa do Mundo foi produzido pelo Departamento de Ensino Fundamental e contempla abordagens pedagógicas de diferentes componente curriculares sobre o tema.  

A íntegra do material foi enviado a todas as escolas está disponível no Portal Cidade do Conhecimento.