A música é excelente ferramenta para melhorar a pronúncia e enriquecer o vocabulário de qualquer língua estrangeira, além de ser um forte elo cultural. A música, assim como a fala, está entre as principais formas de comunicação, pois o cérebro aciona a mesma região para desenvolver as duas habilidades, o que facilita o aprendizado de um idioma por meio da música. A música é considera a primeira arte e não se conhece no mundo uma civilização que não tenha este tipo de manifestação cultural.
 “O mais legal de usar música para aprender inglês é sair do modelo tradicional do caderno e da caneta. Divertindo-se, o aluno aprende as letras das músicas corretamente”, explica a professora e uma das proprietárias da escola Tea Time – Inglês para Maiores de 50 Anos, de Curitiba, Renata Gardiano. Ela conta que o encerramento do semestre de um dos módulos de música da escola, o Music, é o karaokê, uma atividade muito divertida para os alunos.
A relação humana com a música é profunda. Ela funciona como uma chave que destrava as emoções, influencia o humor e aprimora o bem-estar mental e físico. Além disso, a música é um hábito fácil. Um dos motivos pelos quais as pessoas têm dificuldade de aprender um idioma é não ter um tempo extra durante o dia para se dedicarem aos estudos. Mas quando se está aprendendo através da música, é possível ouvir canções no carro, na cozinha e no banho. 
Renata explica que a Tea Time mantém dois módulos semestrais que envolvem a música: o Music com aulas semanais de uma hora e 15 minutos, um curso complementar e aberto ao público com mais de 50 anos, mesmo para aqueles que não frequentam regularmente as aulas de inglês da Tea Time; e o Coral, também ministrado uma vez por semana com duração de uma hora e 15 minutos, e opcional para quem faz o curso regular.
 Renata destaca que as aulas de música na Tea Time têm como enfoque a pronúncia, a entonação, incremento do vocabulário, fixação de novas palavras e expressões verbais mais usadas na língua inglesa, além da desinibição do aluno. Ingrid Stein, regente do Coral da Tea Time, criado em agosto de 2017, comprova a evolução dos alunos. “Houve grande melhora na pronúncia por meio da repetição da música nos ensaios e a compreensão do texto. Os alunos que participam do Coral conseguem falar mais rápido que o habitual e isso traz bastante fluência para o processo de aprendizagem de inglês”, assegura Ingrid, que tam bém é regente do Coral Tertúlia Vocal, um grupo do Coro da Universidade Federal do Paraná.


Como aprender com a música

    1    Vá ao lugar certo para encontrar as canções.
Sites de compartilhamento como YouTube e Vimeo são bons lugares. Há grandes catálogos de clipes de música e alguns até são legendados com a letra em inglês. 

    2    Selecione as canções certas.
Escolha músicas de acordo com seu gosto pessoal. Procure canções que usem o tipo certo de linguagem. Canções que contem histórias são as melhores, já que são boas para serem visualizadas e entendidas. Para quem é um iniciante, vale até ouvir canções de criança ou da Disney.
Comece com músicas pop e depois varie. Essas músicas mais famosas tendem a falar sobre romance, o que é bom, já que utilizam vocabulários repetitivos. Quando estiver pronto para variar de estilo, você pode experimentar gêneros mais diversos, para escutar um vocabulário mais variado.

    3    Utilize a técnica “scaffolding” e crie um suporte de vocabulário para digerir as letras.

    4    Estude as letras e o vocabulário.
Além de digerir o conteúdo, é importante revisar o vocabulário com frequência. Divida a canção em partes, palavra por palavra, e tente memorizar cada palavra para que se torne parte do seu vocabulário.

    5    Cante junte com a canção.
Isso força s sua boca a se acostumar com os formatos e movimentos do ritmo da música.

    6    Tente cantar sem ler a letra.

    7    Revise Periodicamente.
Você não precisa decorar uma canção completamente antes de passar para a próxima. 

    8    Encontre novas canções que se acumularão com o que já foi aprendido.