A partir de fevereiro os moradores da comunidade Gralha Azul, no município de Fazenda Rio Grande (região metropolitana de Curitiba), terão acesso à uma nova unidade educacional de atendimento de crianças cujas famílias têm renda per capita de até um salário mínimo e meio. A Escola Social Marista Ir. Henri é uma parceria entre a prefeitura do município e a Diretoria Executiva de Ação Social do Grupo Marista.

A escola vai oferecer gratuitamente educação infantil (para crianças na faixa etária de 4 a 5 anos) até o ensino fundamental – séries iniciais (1º ao 5º ano). O trabalho se iniciou com a aproximação entre a equipe que atuará na unidade, comunidade e as lideranças da região. “Foi um processo de ir até as casas das pessoas, informar sobre a nova escola, garantir que é 100% gratuita mesmo. E realizar o processo de concessão de bolsas sociais, conforme os critérios estabelecidos, de garantir o acesso das famílias que mais precisavam”, explicou a diretora da unidade, Geliane Quemelo.

Parceria com a prefeitura

O acordo para viabilizar a nova escola foi assinado em um termo de cooperação entre o Grupo Marista e a Prefeitura da Fazenda Rio Grande. “A nossa expectativa é muito boa, pois conhecemos o trabalho do Marista e sua missão sempre voltada à educação”, afirma o prefeito de Fazenda Rio Grande, Marcio Wozniack. Segundo ele, a comunidade escolhida para abrigar a nova escola, pois há uma demanda social na região.

A expectativa pela abertura da escola é grande também por parte dos moradores. Tatiane Aparecida de Matos matriculou as duas filhas, Natalie de Jesus, de 7 anos e Yasmim de Jesus, de 9 anos, assim que soube da inauguração. “Além de ser muito mais perto de casa, elas foram conhecer a escola e adoraram, não veem a hora de começar as aulas”, comenta.

Escolas Sociais

Por meio da Rede Marista de Solidariedade, 23 escolas e unidades sociais no Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, oferecem educação gratuita e projetos de contraturno escolar para mais de 7.300 crianças e adolescentes. “A Escola Social Marista Ir. Henri faz parte de um planejamento que reforça a atuação do Grupo Marista na oferta de uma educação com qualidade também em comunidades com índices de vulnerabilidades elevados, pois acreditamos no poder de transformar cenários por meio da educação”, salientou a diretora executiva de Ação Social do Marista, Alessandra Hovorusko.