Pedro Ribas/SMCS

A Escola Municipal CEI Bela Vista do Paraíso, no bairro Santa Cândida, recebeu na sexta-feira (6/3) o kit com produtos de higiene e o material pedagógico produzido pela equipe do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação.

Os materiais fazem parte das medidas de proteção contra o coronavírus. A Secretaria Municipal da Educação continua a entregar, nas próximas semanas, kits com álcool gel em escolas, creches municipais e faróis.

Os kits são compostos de água sanitária, desinfetante, álcool gel, álcool 70%, sabonete, papel toalha, máscara e pulverizador (bombinha).

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, participou da entrega na unidade.

“Como não temos casos confirmados na cidade, tanto o kit quanto o material pedagógico buscam contribuir com as medidas e orientações já adotadas pelo poder público. Prevenção é fundamental”, completou Maria Sílvia.

No início do mês passado, a secretaria já havia encaminhado ofício às unidades com orientações de prevenção a profissionais da educação, estudantes e familiares.

Mesmo sem a confirmação de casos, o município tomou medidas preventivas, como a capacitação de profissionais de saúde das redes pública e privada, elaboração de fluxo para conduta clínica de casos suspeitos, convocação do Comitê Municipal de Resposta às Emergências em Saúde Pública. Também são realizadas campanhas de orientação e prevenção voltadas à população.

Cuidados
Lavar as mãos com frequência/ ou utilizar álcool 70%, principalmente antes de consumir algum alimento
Utilizar lenço descartável para higiene nasal
Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir
Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar
Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas
Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença
Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações
Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória (cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis, e depois lavar as mãos)