Reprodução/Seed-PR

Um grupo de escolas de Curitiba, entre elas o Peixinho Dourado Berçário e Educação Infantil, entrou com um mandado de segurança com o intuito de solicitar a reabertura das escolas.

“Sabemos que a saúde pública neste momento exige medidas drásticas, mas estamos respaldados em diversos documentos e na dura experiência vivida em 2020, pela qual observamos o prejuízo para o desenvolvimento das crianças quando as escolas permanecem fechadas”, explica a diretora e pedagoga do Peixinho Dourado, Marianna Canova.

A escola ajudou a construir uma lista de dificuldades registradas pelas famílias, pediatras e psicólogos junto à “Frente Parlamentar da Primeira Infância”, presidida pelo deputado estadual Subtenente Everton (PSL-PR).

Atraso de linguagem

Atraso do desenvolvimento social

Atraso no desenvolvimento de habilidades cognitivas

Atraso no desenvolvimento de habilidades motoras (ampla e fina)

Diminuição do vínculo com a aprendizagem

Desenvolvimento de distúrbios psicológicos como ansiedade, depressão infantil, comportamentos compulsivos

Atraso globalizado no processo de aprendizagem, incluindo alfabetização

Diminuição de foco e concentração infantil

Desenvolvimento de obesidade e compulsão alimentar

Desenvolvimento de distúrbios atrelados ao excesso de tecnologia como autismo virtual

Desestabilidade emocional familiar

Estresse excessivo familiar, especialmente no âmbito materno

Prejuízo do desenvolvimento econômico familiar.

Com base em tantos problemas observados, o grupo está certo de que as medidas sanitárias já tomadas para a reabertura são suficientes para garantir a segurança de todos, e o grande problema de saúde está justamente na ausência de aulas.