Um grupo de escolas de Curitiba, entre elas o Peixinho Dourado Berçário e Educação Infantil, entrou com um mandado de segurança com o intuito de solicitar a reabertura das escolas.
“Sabemos que a saúde pública neste momento exige medidas drásticas, mas estamos respaldados em diversos documentos e na dura experiência vivida em 2020, pela qual observamos o prejuízo para o desenvolvimento das crianças quando as escolas permanecem fechadas”, explica a diretora e pedagoga do Peixinho Dourado, Marianna Canova.
A escola ajudou a construir uma lista de dificuldades registradas pelas famílias, pediatras e psicólogos junto à “Frente Parlamentar da Primeira Infância”, presidida pelo deputado estadual Subtenente Everton (PSL-PR).
Atraso de linguagem
Atraso do desenvolvimento social
Atraso no desenvolvimento de habilidades cognitivas
Atraso no desenvolvimento de habilidades motoras (ampla e fina)
Diminuição do vínculo com a aprendizagem
Desenvolvimento de distúrbios psicológicos como ansiedade, depressão infantil, comportamentos compulsivos
Atraso globalizado no processo de aprendizagem, incluindo alfabetização
Diminuição de foco e concentração infantil
Desenvolvimento de obesidade e compulsão alimentar
Desenvolvimento de distúrbios atrelados ao excesso de tecnologia como autismo virtual
Desestabilidade emocional familiar
Estresse excessivo familiar, especialmente no âmbito materno
Prejuízo do desenvolvimento econômico familiar.
Com base em tantos problemas observados, o grupo está certo de que as medidas sanitárias já tomadas para a reabertura são suficientes para garantir a segurança de todos, e o grande problema de saúde está justamente na ausência de aulas.