Publicidade
Desenvolvimento

Escolas e creches de Curitiba receberão o Selo Sesi ODS 2019

(Foto: SMCS)

A Secretaria Municipal da Educação (SME) de Curitiba e sete unidades da rede pública de ensino da capital receberão, em setembro, o Selo Sesi Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) de 2019. O selo é entregue pelo Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) para reconhecer e valorizar projetos em todo Estado. Os ODS são 17 objetivos definidos em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para melhorar a qualidade de vida no Planeta.

Entre eles o combate à pobreza, à fome, redução de desigualdades, promoção do crescimento econômico sustentável e promoção da paz, entre outros.

Além da SME, serão contemplados o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vila Formosa (Novo Mundo) e as Associações de Pais, Professores e Funcionários (APPFs) dos CMEIs Eraldo Kuster (regional Pinheirinho) e Monteiro Lobato (Tatuquara), e as APPFs das escolas Papa João XXIII (Portão), Vila São José (CIC), Maria Nicolas (Santa Quitéria) e Júlia Amaral di Lenna (Boa Vista).

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explica que a secretaria mantém dezenas de iniciativas alinhadas aos ODS.

Na rotina das escolas são exemplos, além do programa Linhas do Conhecimento, o projeto de robótica nas escolas e o programa Comunidade Escola, que mantém as unidades abertas aos sábados com atividades e serviços para a comunidade. “Para garantir a efetividade dessas ações mantemos um constante diálogo e debates sobre os ODS na rede, e temos as formações para os professores”, afirma a secretária.

Prêmio Sesi 2018

No ano passado, a Secretaria Municipal da Educação de Curitiba foi a vencedora do Prêmio Sesi ODS na categoria poder público municipal. A premiação foi entregue em outubro, na Fiep.

A principal iniciativa da Educação que rendeu a premiação foi o programa Linhas do Conhecimento, idealizado pelo prefeito Rafael Greca em 2017 e que já beneficiou cerca de cem mil estudantes e dez mil professores da rede pública municipal.

O Linhas do Conhecimento prevê aulas de campo, propostas lúdicas e culturais em museus, parques, pontos turísticos, Faróis do Saber e universidades, ampliando os conhecimentos e as oportunidades de aprendizado dos estudantes da rede municipal de ensino. A Prefeitura de Curitiba também recebeu o selo ODS pelo trabalho do Linhas e pelo projeto de robótica nas escolas.

O prêmio é oferecido pelo Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, e tem como objetivo estimular e reconhecer os melhores projetos de indústrias, empresas, poder público, organizações da sociedade civil e instituições de ensino que contribuam para o alcance dos objetivos e metas para o desenvolvimento sustentável no Brasil.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES