Douglas Fróis/ Acervo MAE-UFPR

Cinco atrações para deixar sua semana mais cultural 

Com o lockdown decretado em Curitiba, as atrações culturais ficaram ainda mais restritas. Mas, o Curitiba de Graça selecionou algumas opções de divertimento on-line que vão ajudar a deixar sua semana mais animada.

Então, dá uma olhada e faça a sua escolha. 


Benzedeiras

Crédito: Douglas Fróis/ Acervo MAE-UFPR

Legenda: Encontros com participação de benzedeiras é transmitido pelo Facebook

O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE-UFPR), o Mupa está apresentando uma série sobre benzedeiras paranaenses, abordando o universo de fé e da vida das benzedeiras da região Centro-Sul do Paraná, a diversidade de suas práticas de cura e conhecimentos de plantas medicinais.

No dia 18 de março, às 19h, ocorre a mesa-redonda virtual “Benzedeiras do Paraná: Mulheres de Fé”, com a antropóloga Taísa Lewitzki e as benzedeiras Ana Maria dos Santos (Ana Benzedeira), Agda Cavalheiro (Dona Guina) e Rosalina Gomes dos Santos (Dona Rosinha), com mediação da arqueóloga do Museu Paranaense, Claudia Parellada.

No encontro, as convidadas compartilharão suas trajetórias, suas práticas tradicionais de cura e a importância da valorização dessas práticas como patrimônio imaterial.

Para acompanhar as lives, basta acessar: www.facebook.com/MuseuParanaense/ Nas mídias sócias do museu já tem bastante conteúdo bacana sobre o tema. 


Geração mimeógrafo

Crédito: Thaís Grechi

Legenda: A atriz Laura Nielsen representa Ana Cristina Cesar.

A obra de Ana Cristina Cesar (1952-1983), uma das grandes poetas brasileiras e que participou da chamada geração mimeógrafo, assim como Paulo Leminski, é recheada de questões existenciais e reflexões sobre o próprio ato de escrever. Com refinamento, ela transformava a banalidade do cotidiano em arte, a partir de uma linguagem coloquial, mas repleta de imagens e referências sofisticadas. Suas obras, assim como ela em si, estão no espetáculo solo “Ana C.” com atuação de Laura Nielsen e codireção dela com Thaís Grechi. A montagem entra em temporada virtual, de 18 a 28 de março, com ingressos gratuitos e exibição pelo Youtube – os links estarão disponíveis 30 minutos antes de cada sessão nas páginas do projeto no Facebook (www.facebook.com/anacteatro/) e Instagram (@ana_c_teatro). Haverá também debates nos dias 20 e 27 após a sessão das 21h. A montagem tem patrocínio do Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc.

Expoente da literatura marginal, a carioca Ana Cristina Cesar, também conhecida como Ana C., se destacava dentro do próprio movimento por uma linguagem singular, marcada pelo tom confessional e reflexões sobre a identidade feminina. Investindo em imagens concretas, por vezes brutais, e demonstrando um olhar irônico sobre o mundo, Ana C. escrevia, sobretudo, em formato de cartas, diários e anotações breves, trazendo para a sua poesia um aspecto intimista e autobiográfico. 


Andanças

Crédito: Milena Filó

Legenda: A banda Cosmoceânica apresenta o espetáculo AnDanças pelo YouTube.

Acontece até o dia 21 de março, pelo YouTube, show inédito da banda Cosmoceânica: “Andanças”, com sete apresentações músicais on-line.

A Cosmoceânica é uma banda cênica que mistura várias artes em seus espetáculos. Para este, o enredo é musical e abrange adultos e crianças.

A peça conta sobre os primeiros passos que Maria começa a dar ao completar um ano. Depois do esforço imenso para o primeiro passo, vem o desejo de conquistar a casa, as ruas, os lugares, cidades, países, luas, planetas e galáxias! O ritmo é latino inspirado na Cumbia, muito dançante e divertido.

Entre as canções, são performados textos narrativos e diálogos lúdicos que conduzem o show de forma fluida e instigante.

Cada artista gravou sua parte em casa e a conexão acontece por janelas de imagens num vídeo cosmodançante. Para assistir, basta acessar: https://www.youtube.com/channel/UCbadmicrg8PVmed2D1I71Xw. 


Monólogos femininos

Crédito/Reprodução de cartaz

O novo projeto do Grupo Teatral Corrente traz cinco monólogos inspirados em personagens femininas de textos clássicos. Serão quatro lives que acontecem nos dias 18, 19, 20 e 21 de março, às 20h, com transmissão pelo https://www.facebook.com/edgar.benitez.94.

Ao fim do espetáculo, acontece um bate-papo entre uma atriz participante do projeto e um convidado, para discutir os temas e personagens abordados e suas relações com os tempos atuais.

As personagens livremente inspiradas em “Santa Joana dos Matadouros”, “Medeia”, “Um Bonde Chamado Desejo”, “Os sete gatinhos” e “Salomé”, questionam a humanidade e a linha tênue entre o amor e a loucura e se misturam no grandioso trabalho artesanal que são os figurinos e cenários criados por Angela Schoendorfer, a partir de insumos recicláveis e reaproveitados.


Festival de Literatura e Artes

Crédito: Acervo

Entre os dias 17 e 21 de março, o FLOW Literário – Festival de Literatura e Artes inicia uma programação que soma mais de 20 atrações gratuitas que celebram a literatura em suas mais variadas manifestações. “Música e poesia”, “cidade e teatro”, “slam e performance”, “música e performance” e “cinema, teatro e rap” são os capítulos que narram o evento em cada um dos cinco dias – que contarão com tradução em libras e audiodescrição, valorizando uma linguagem inclusiva, democrática e plural. A programação poderá ser acessada aqui: https://www.mudapraticas.com.br/flowliterario .

Nos conteúdos oferecidos, oficinas, espetáculos literomusicais, contação de histórias, peças teatrais, performance, arte urbana, videodanças e curtas metragens. Tudo dividido por faixas etárias: as atrações das 11h são destinadas à programação infanto-juvenil; das 18h às 21h30, a programação é voltada ao público jovem e adulto. O formato mescla vídeos pré-gravados, com exibições de espetáculos inéditos e não-inéditos, e oficinas ao vivo.

 

Para outras opções, acesse: www.curitibadegraca.com.br.