Franklin de Freitas – “Dolores Locatelli: u201cProcura pelo serviu00e7o aumentou 20% neste anou201d”

A cinco dias do fim do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2018 (ano-base 2017), os escritórios de contabilidade de Curitiba estão abarrotados de trabalho. Na comparação com o ano passado, a procura por ajuda profissional para declarar os rendimentos ao Leão teve alta de aproxidamente 20%, com a demanda concentrando-se justamente nesta semana derradeira.
De acordo com a Receita Federal, até às 17 horas de ontem haviam sido entregues 1.219.254 declarações de renda no Paraná. Isso é equivalente a 65,9% das 1,85 milhão de declarações esperadas no Estado, sendo que 367.945 contribuintes fizeram a declaração nos últimos dois dias. Já em todo o Brasil, haviam sido entregues até ontem 18.993.987 declarações. A expectativa é que 28,8 milhões de contribuintes prestem contas ao Leão.
Diretora da EACO Contabilidade, Dolores Locatelli aponta que é comum os brasileiros deixarem para fazer a declaração do imposto de renda na última hora. “Estamos há mais de 30 anos no mercado fazendo Imposto de Renda de Pessoa Física e isso é algo histórico”, comenta.
Neste ano, contudo, ela aponta que o número de contribuintes que deixaram para fazer a declaração aos “45 minutos do 2º tempo” teria aumentado. “A procura aumentou uns 20%, mas em relação ao atraso da entrega das declarações para fecharmos a declaração, isso aumentou em torno de 60%”, explica Dolores.
Wigold Arnold, gerente contábil da Falavinha, empresa especializada em assessoria tributária e contabilidade, corrobora com as afirmações de Dolores. Segundo ele, a empresa está trabalhando em “pleno vapor, fora do normal”, destacando ainda que do ano passado para cá aumentou e muito o número de contribuintes que deixaram para fazer a declaração próximo do fim do prazo.

Semana derradeira é o ‘Natal’ para os contadores
Se para o comércio o mês de dezembro, marcado pelas festividades natalinas, é considerado o de maior movimento e faturamento para o setor, nos escritórios de contabilidade a data com maior procura é justamente a última semana para a declaração do Imposto de Renda. “Não tem comparação, é o período mais corrido e que demanda um esforço extraordinário para vencer e atender”, afirma Dolores Locatelli.
Esse “esforço extraordinário” citado pela diretora do EACO traduz-se em horários de trabalho extendidos e finais de semana lotados no escritório. “Não tem hora, não tem dia, não tem feriado. Estamos aí 100% do nosso dia e até parte da noite dedicados a esse serviço”, diz Dolores.