A escultura "Luar do Sertão", que retrata uma onça e fica normalmente instalada na rotatória ao lado da Prefeitura, no Centro Cívico, foi realocada para dentro do Palácio 29 de Março, sede da administração municipal. Durante as festas natalinas, a obra do artista João Turin (1878-1948) cede seu tradicional espaço para instalação de uma Árvore de Luz, que faz parte da decoração de Natal da cidade. 

A escultura está no hall de entrada da Prefeitura, o que permite que os interessados a conheçam mais de perto e examinem os detalhes da peça de um dos artistas paranaenses mais importantes. É a quarta vez que a escultura é retirada da rotatória.   

Montagem
A Árvore de Luz, terá 18 metros de altura e começa a ser montada neste sábado (24/11). Outras Árvores de Natal já estão prontas e instaladas pela cidade.

Nesta segunda edição do Luz dos Pinhais – Natal de Curitiba, a cidade vai receber 18 Árvores de Natal, com tamanhos e decorações diferentes, a mais alta, com 23 metros está instalada à beira do lago no Parque Barigui.

As árvores de Natal, integram a programação da segunda edição do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, a temporada natalina da capital paranaense. Serão mais de 70 atrações por toda a cidade, entre autos, corais, exposições de presépios, paradas, concertos e feiras temáticas, promovidos pela Prefeitura, patrocinadores (Rede de Supermercados Condor, Caixa e Electrolux) e empresas privadas. 

Sobre a onça
A onça batizada de Luar do Sertão é uma escultura em bronze, em tamanho natural, feita em 1947. Faz parte da fase em que Turin se inspirava em gatos e felinos do Passeio Público. Como os animais dormiam a maior parte do dia, o artista, em idade já avançada, passou a ir ao parque à noite: comprava carne no açougue Garmatter e negociava para conseguir iluminação melhor. A onça “Luar do Sertão” rendeu muitos prêmios e homenagens a Turin.

Toda a programação do Natal de Curitiba: Luz dos Pinhas pode ser conferida no sitenatal.curitiba.pr.gov.br