Divulgação/ PSOE – Pedro Sánchez

Enquanto o Plano de Imunização ainda caminha lentamente no Brasil, em outros países do mundo o tão aguardado retorno à normalidade já é algo bem palpável. Na próxima semana, por exemplo, a Espanha irá retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras fora de casa.

A medida, anunciada pelo primeiro-ministro Pedro Sánchez, começa a valer em 26 de junho, um sábado. “Este será o último fim de semana com máscaras em espaços exteriores”, disse o chefe do governo espanhol, ao encerrar uma reunião do Círculo de Economia, em Barcelona.

Ainda segundo Pedro Sánchez, na próxima quinta-feira será realizado um Conselho de Ministros extraordinário para aprovar a medida.

Até a última quarta-feira (16 de junho), conforme dados da plataforma Our World in Data, quase 35 milhões de doses já haviam sido aplicadas na população espanhola, com 22,37 milhões d e pessoas tendo tomado ao menos uma dose do imunizante, o equivalente a 47,6% da população da Espanha. Entre esses vacinados, 13,64 milhões (29,1% da população) já estão totalmente vacinadas, ou seja, já tomaram as doses completas do imunizante.