Arquivo/BP – Hospital Pequeno Príncipe

No último dia 26 o Hospital Pequeno Princípe celebrou seu centésimo aniversário. E as festividades para marcar data tão importante seguem a todo vapor neste final de semana, quando será apresentado o espetáculo “Presente para o Futuro: 100 Anos de Vida”. Mesclando videomapping, dança, música ao vivo e encenações com atores, a atração, que é gratuita, acontecerá nos dias 9 e 10 de novembro, às 20 horas, com a fachada do prédio histórico da instituição (localizado na Avenida Silva Jardim, 1.677) se tornando cenário para a atração.
Com aproximadamente 45 minutos de duração, o espetáculo conta com um roteiro poético e apresenta parte da história do maior hospital pediátrico do país, fundado em 1919 com o nome de Dispensário Infantil e que desde 1971 adota o nome Pequeno Príncipe – antes, também recebeu os nomes de Hospital de Crianças e Hospital de Crianças Dr. Cesar Pernetta.
Para o público, a promessa é de muita emoção com personagens como o Príncipe e a Raposa, que remetem ao clássico da literatura infantojuvenil escrito por Antoine de Saint-Exupéry, além de Dona Ety, presidente voluntária há 53 anos da Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro (mantenedora do Pequeno Príncipe) e que também assina a coordenação geral do projeto.
“É uma grande homenagem, especialmente aos seus colaboradores que, com talento e dedicação, fazem do hospital uma referência no que diz respeito à saúde da criança e do adolescente. E é também um convite para que toda a comunidade possa vir prestigiar e comemorar este momento inesquecível. Atento ao olhar de democratização de acesso que o Complexo Pequeno Príncipe carrega, o evento honra o passado, celebra o presente e desenha o futuro, valorizando o universo das emoções e da inovação, com uma programação que resgata o que temos de mais belo na arte e na ciência”, diz Dona Ety.
As estatísticas, inclusive, ajudam a reforçar a fala da presidente da mantenedora do Pequeno Príncipe. Com 372 médicos de 32 especialidades diferentes, o hospital realizou, apenas em 2018, 303.005 atendimentos ambulatoriais, o que dá a média de 830 atendimentos por dia, sendo que 61% desses foram feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), gratuito à população.
No mesmo período, o Hospital também realizou 22.929 internações e 21.242 cirurgias, com 251 transplantes (46 de medula óssea, 149 de tecido ósseo, 1 cardíaco, 37 de válvula cardíaca e 8 de rim).

Trânsito
Por conta do espetáculo, a região próxima do Hospital Pequeno Príncipe vai passar por alguns desvios para segurança do público. Agentes da Setran estarão orientando o trânsito, que será alterado na Avenida Silva Jardim entre as ruas Desembargador Motta e Brigadeiro Franco, nos dias 9 e 10 de novembro, das 17 às 23 horas. Se você mora ou trabalha na quadra em frente ao hospital, fique atento e programe-se!

“Presente para o Futuro: 100 Anos de Vida”
O que é: um espetáculo que faz parte do projeto Vozes do Pequeno Príncipe 2, viabilizado pelo Ministério da Cidadania, com patrocínio de diversas empresas. O evento conta a historia do Hospital e celebra o seu 100º aniversário.
Quando: nos dias 9 e 10 de novembro (sábado e domingo), às 20 horas
Onde: fachada do prédio histórico da instituição, localizado na Avenida Silva Jardim, 1.677
Participações:Coral Pequeno Príncipe; Orquestra à Base de Sopro; produtora A Labirinto; trupe de teatro Ave Lola. Também fazem parte da equipe a coreógrafa Patrícia Otto e o figurinista Eduardo Giacomini.
Custo: Gratuito