Publicidade
Estágios

Está aberta a temporada para programas de trainee 2018: Veja como se destacar no processo seletivo

Assumir uma posição de liderança em uma grande empresa logo após a formação. Esse é um desejo que acompanha muitos jovens em início de carreira. A boa notícia é que neste semestre será possível, pois grandes companhias já abriram oportunidades para os seus programas de trainee - jovens profissionais que são submetidos a uma formação intensa e rápida, com promessa de carreira acelerada, para atuar direto nas necessidades das empresas.

Diferente de outros países, os programas de trainee brasileiros buscam profissionais multitask e que tenham habilidades para participar do processo inteiro, desde o planejamento, passando pela operação até o reporte de resultados. Além disso, o fato de passar por diversas áreas da empresa, em um curto período, contribui para a tão sonhada carreira acelerada, uma vez que o profissional é submetido a muitos desafios em pouco tempo, o que antes só era viável após muitos anos de carreira.

Pensando nisso, Raphael Falcão, diretor da Hays, líder mundial em recrutamento, elencou formas de como se destacar nos processos seletivos de trainee:

Conheça a empresa

O primeiro passo para se destacar é conhecer a empresa que você pretende trabalhar. É importante que haja aderência entre os desejos do candidato com o produto/serviço oferecido pela empresa. Ninguém é capaz de vender algo que não compraria.

Entenda o processo seletivo

Os programas de trainee têm, quase sempre, os mesmos objetivos: encontrar talentos. No entanto, cada um segue um caminho, e por isso os processos seletivos podem ser diferentes, com mais ou menos fases, além de etapas mais detalhadas.

Tenha os requisitos básicos exigidos pela empresa

Na grande parte dos processos, três pontos são básicos como uma formação de qualidade, em qualquer área, o domínio de um segundo idioma, de preferência o inglês, além de experiências internacionais, tanto uma parte da formação no exterior ou deter conhecimento sobre determinada cultura são itens muito esperado dos candidatos.

Saiba qual é o estilo da empresa

O melhor caminho é ir além dos números e informações técnicas, mas buscar informações com profissionais que já atuam dentro da empresa e saber como é o dia a dia. "Tem companhias que usam um estilo mais agressivo, enquanto outras optam por atitudes mais humanizadas na forma de gerir o negócio. Depois de entrar nos processos com características de gestão e valores mais próximos à sua personalidade, as chances de sucesso são maiores", conclui o diretor da HAYS.

Persista

Não é porque você não foi aprovado no processo de uma empresa, que você não tem condições de ser aprovado em outra empresa. Não desista.

 

 

DESTAQUES DOS EDITORES