Arte/Bem Paraná

O prazo para entrega da declaração de Imposto de Renda para Pessoa Física (IRPF) irá até 30 de abril de 2021. Durante este período, os diversos Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAFs) de Ciências Contábeis da Estácio vão funcionar por meio de atendimento virtual, tirando todas as dúvidas dos cidadãos e prestando esclarecimentos no preenchimento do documento e no envio da declaração.

Segundo Iara Marchioretto, gestora nacional do curso de Ciências Contábeis e Gestão Financeira da Estácio, a dica valiosa para os contribuintes é organizar a documentação das despesas dedutíveis e simular a melhor opção tributária: Declaração Simplificada ou Completa, lembrando que após a opção e entrega, havendo necessidade de retificação a opção não pode ser modificada, por isso é importante organizar a documentação com antecedência, entregar no prazo e evitar a malha fiscal”. Para ela, o importante para quem tem restituição é declarar mais cedo para entrar nos primeiros lotes de restituição que vão de maio a setembro, e não deixar para declarar na última semana, período em que o sistema recebe muitos acessos e a internet ou o sistema poderão ter algumas.

Na Estácio Curitiba, os interessados poderão receber atendimento, de segunda a sexta-feira, por meio do e-mail: [email protected]. Após o envio da demanda do contribuinte – mensagem por e-mail – o NAF retornará para ele e, prosseguindo com o atendimento.

De acordo com Lucimara Bortoleto, coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Estácio Curitiba, este serviço é de grande importância para o corpo discente, pois os alunos desenvolvem suas competências e a atividade aproxima o acadêmico do mercado e da sociedade por meio das orientações sobre o IRPF, orientações sobre preenchimento e entrega das declarações. E a instituição de ensino superior também cumpre seu papel social, oferecendo serviços de utilidade pública/gratuitos. Nos NAFs da Estácio – que têm parceria com a Receita Federal do Brasil – estudantes e professores do curso de Ciências Contábeis atenderão gratuitamente quem tem dificuldade de fazer seu próprio IRPF 2021 e também ajudarão no envio do documento para o órgão.

“Durante este período, nossos alunos vivenciam a profissão que escolheram, colocam em prática os conceitos e normas contábeis e financeiras e realizam o atendimento ao público, de forma organizada, individual e humanizada. Com essa experiência eles levarão para a sua carreira profissional o olhar profissional e desenvolvem o papel do voluntariado cidadão. Por meio destes serviços gratuitos conseguimos desenvolver a cidadania fiscal e mediar o conhecimento dos nossos egressos”, afirma a professora Ester Kurtz, coordenadora do NAF na Estácio Curitiba.

Serviço:

Atendimento NAF – Imposto de renda

Contato: [email protected]

Instagram: @nafestaciocuritiba