Valquir Aureliano – Estações tubo ganham imagens turísticas da Capital

As estações-tubo de Curitiba estão ganhando um novo visual com fotografias de pontos turísticos de Curitiba. A exposição Curitiba, Sua Linda, promovida pela Urbs e pelo Instituto Municipal de Turismo, além da Secretaria Municipal da Comunicação Social, está usando estes espaços para exibir imagens dos atrativos da cidade. A exposição começou em março, no mês do aniversário da cidade, e vai até junho, quando estará em 50 estações-tubo de Curitiba. As fotos são produzidas por profissionais da Secretaria Municipal da Comunicação e plotadas nos tubos.

Há estações com imagens dos parques Tanguá, Barigui e Tingui, além do Memorial de Curitiba, dos Faróis do Saber e outras cenas urbanas, captadas pelos fotógrafos Pedro Ribas, Daniel Castellano, Luiz Costa, Levy Ferreira, Lucília Guimarães e Isabella Mayer. “Cada fotógrafo fez uma releitura de locais tradicionais, mostrando pontos de visão desconhecidos para os curitibanos”, disse o coordenador de Fotografia da Secretaria da Comunicação, Pedro Ribas.

A presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, explica que a exposição vai de encontro a um movimento mundial de estímulo ao turismo local.

“Em diversos lugares mundo e também em grandes cidades como São Paulo há um movimento de promoção do turismo local, que gera renda para os setores gastronômico e hoteleiro, com hospedagens para fins de semana”, disse Tatiana. Ela acredita que, ao ver as fotos, os moradores e turistas que não conhecem estes locais vão querer visitá-los.

O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, disse que a exposição embeleza as estações-tubos. Ele afirma que muitas estações ganharam uma nova visão durante a noite, em função da iluminação interna, reforçada recentemente.