O município de Contenda, na Região Metropolitana de Curitiba, vai pavimentar as principais Ruas dos Jardins Planalto e São João, beneficiando diretamente 3 mil pessoas. Além disso, vai possibilitar a implantação de um melhor sistema de transporte coletivo local.
Nesta quarta-feira (6), o secretário do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega, entregou ao prefeito Carlos Eugênio Stabach o documento que autoriza licitação da obra. O valor da licitação é de R$ 3,158 milhões. As obras serão viabilizadas pelo Programa Avançar Cidades/BRDE. A contrapartida municipal é de R$ 158 mil.
Ortega, acompanhado do diretor-geral da Secretaria, Francisco Santos, disse que melhorias na infraestrutura promovem o desenvolvimento de forma integrada. “Nesse caso, além de maior conforto aos moradores locais, toda a população ganha com a ampliação do transporte urbano”, disse. “De fato, temos apenas uma linha circular na cidade e, com essas obras, poderemos implantar novos itinerários, melhorar o serviço e dar maior conforto à população”, enfatizou o prefeito. O projeto prevê a pavimentação de 16 mil metros quadrados de área, implantação de meio-fio, sarjetas, drenagem, paisagismo, sinalização de trânsito e placas de comunicação visual. De acordo com Stabach, a previsão para o início das obras é no final do mês de abril, com o seu término ainda neste ano.
As obras de pavimentação criarão as condições para a prefeitura ampliar o sistema de transporte urbano da cidade e implantar as primeiras linhas entre o centro e os bairros, o que deve acontecer em 2020, assegura o prefeito. Ele citou que, ainda na área do transporte, o município realiza, com recursos próprios, obras de reforma da rodoviária municipal.