O segundo turno das eleições no Paraná, em Ponta Grossa (Campos Gerais) ocorreu em um clima de tranquilidade, praticamente sem filas ou ocorrências significativas, segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral (TER/PR). Ao todo, 239.611 pessoas estavam aptas a votar, distribuídas em 610 seções eleitorais de 117 locais de votação.

Apenas duas urnas eletrônicas haviam sido substituídas por outras de contingência. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Tito Campos de Paula, acompanhou a votação no município, juntamente com os membros da Corte e do diretor-geral do TRE-PR, doutor Valcir Mombach.

“Quem não pôde votar tem até 60 dias para fazer a justificativa, seja por meio do aplicativo e-Título, do Sistema Justifica ou por e-mail para a zona eleitoral”, lembrou o presidente do TRE-PR, que também comentou a presença de duas mulheres em um segundo turno inédito no país. “O TRE-PR vem trabalhando para reforçar a participação feminina na política, mas o número de mulheres ocupando cargos eletivos ainda é baixo, apesar de elas representarem a maioria do eleitorado paranaense. Então esse acontecimento inédito aqui em Ponta Grossa deve ser comemorado”, disse ele.

Foram registradas sete ocorrências relacionadas a ilícitos eleitorais e nenhuma prisão. Uma pessoa foi encaminhada por violação do sigilo do voto, ao tentar tirar foto da urna, na Escola Municipal Edgar Zanoni Gralha Azul. Atuam na segurança pública no dia de votação em Ponta Grossa 237 policiais militares e 77 guardas municipais.
O TRE-PR manteve, também para o segundo turno, o Serviço de Atendimento Telefônico – Eleições 2020.