SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Uma das seleções favoritas ao título da Copa do Mundo feminina, os Estados Unidos enfrentaram a Suécia nesta quinta-feira (20), em Le Havre, e venceram as rivais por 2 a 0, com gols de Horan e Heath, avançando às oitavas de final e confirmando a liderança do Grupo F.


Com apenas dois minutos de jogo, Mewis deu leve desvio na bola após cobrança de escanteio e deixou Horan livre para estufar as redes. Sem reação, a Suécia ainda sofreu com o forte ataque dos Estados Unidos, que usava o lado direito do setor para pressionar. Com a marcação alta, a Suécia conseguiu equilibrar a partida nos minutos finais, chegando a assustar a goleira Naeher, que pouco trabalhou até então na Copa.


Os EUA voltaram a mostrar força e concentração também no início do segundo tempo. Com apenas quatro minutos, Heath recebeu cruzamento, cortou para a direita e chutou firme para anotar o segundo gol norte-americano. O lance foi revisado pelo Árbitro de Vídeo (VAR), que confirmou o gol por entender que Lloyd, mesmo em posição de impedimento na origem do lance, não participou diretamente da jogada.


Com o resultado, os Estados Unidos terminaram a primeira fase da Copa na liderança do Grupo F, com nove pontos — e 18 gols anotados, um recorde na história das Copas. Agora, as norte-americanas enfrentam a Espanha, na segunda-feira (24), às 13h, em Reims. Já a Suécia, mesmo com a derrota, terminou em segundo lugar no grupo e avançou às oitavas, onde enfrenta o Canadá, também na segunda, às 16h (de Brasília), em Paris.