O técnico do Barcelona, Ronald Koeman, fez uma longa crítica ao calendário do futebol espanhol por considerar que há jogos em excesso, podendo causar lesões nos jogadores. O treinador demonstrou sua indignação com a situação em entrevista coletiva antes do jogo de sua equipe com o Betis, pelo Campeonato Espanhol, neste domingo.

“É difícil. O número de partidas que tem as equipes grandes, com três competições, além do momento que vivemos com a covid-19, torna tudo mais difícil. É preciso falar com os jogadores para ver como estão fisicamente, o que estão sentindo. Às vezes tem que dar algum descanso para um para ter todo mundo nas melhores condições. Se contamos com a partida de amanhã e de quarta, são 12 jogos consecutivos, dos quais 11 fora de casa. E isso jogando às 21h, voltando para casa às 3h da manhã. É difícil para os jogadores poderem jogar todos (os jogos). Precisamos de ajuda”, afirmou Koeman.

“Espero que algum dia a Uefa ou a LaLiga pense no número de partidas e no que fazem com os jogadores. Não é normal o que tem jogar, as viagens, os horários, fazer a Supercopa entre quatro times, na minha opinião, é muito. Cada treinador tem a sua opinião sobre a carga de jogos que tem os jogadores. Eu acredito que isso tem que parar. Estamos matando os jogadores. Isso não pode seguir assim. Temos muitas lesões relacionadas a isso. É impossível. Esperemos que algum dia tomem a decisão de ajudar aos jogadores com seu estado físico”, completou o treinador do Barcelona.

A temporada europeia está tendo um acúmulo de partidas por conta da parada forçada pela pandemia de covid-19 em 2020 – a temporada 2019-20 acabou terminando muito depois do previsto, o que fez com que a 2020-21 começasse depois, embora vá terminar em um período ‘normal’ – embora alguns países, como a Inglaterra, já tivessem suas ligas nacionais criticadas pelo excesso de jogos.

Na coletiva, Koeman ainda afirmou que a renovação de Messi com o Barcelona depende unicamente do jogador, que vê feliz no clube; e que ainda tem esperança de ser campeão do Campeonato Espanhol, apesar de estar 10 pontos atrás do líder da competição, o Atlético de Madrid.