A longa estiagem que assola a região Oeste do Estado era motivo de preocupação para o abastecimento público. Além de Cascavel, onde já foi implantado o rodízio no fornecimento de água, até a sexta-feira passada as cidades de Campo Bonito e de Santa Lúcia têm sido abastecidas com o auxílio de caminhões-pipa. As altas temperaturas, que provocam o aumento no consumo, e a redução das vazões nos mananciais superficiais e subterrâneos colocaram em risco também as cidades de Santa Tereza do Oeste, Matelândia, Medianeira, Três Barras do Paraná e Lindoeste, e o distrito de Ibiracema do Oeste, em Catanduvas.
Também até a sexta-feira, no site da Sanepar havia alertas para Siqueira Campos, Quatiguá, Califórnia, Pranchita e Santo Antônio do Sudoeste.
Com essa siutação, a Sanepar adverte que lavar carros, calçadas e fachadas devem ser postergados. A limpeza dos imóveis deve ser feita com baldes e panos e com o reaproveitamento da água. O tempo do banho deve ser reduzido. A escovação dental, a barba, a lavagem das mãos e da louça devem ser feitas com as torneiras fechadas a maior parte do tempo.