A BR-376, estrada que liga Curitiba ao acesso para Guaratuba e às praias de Santa Catarina, registrou pontos de trânsito quase parado em alguns trechos na pista com sentido sul (para Santa Catarina) durante a manhã desta sexta-feira (15), feriado de proclamação da República.

Depois da primeira praça de pedágio, ainda em São José dos Pinhais, havia uma obra que afunilava a pista. Isso provocou filas de vários quilômetros, que se estenderam até a área urbana do município. O congestionamento chegou a 40 km. 

Na altura do km 664, no alto da serra, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) organizou um sistema de pare/siga, devido ao fluxo elevado de veículos. A previsão é que a operação dure o dia inteiro.

Segundo algumas pessoas disseram em redes sociais, o fluxo era lento até Garuva, onde há o acesso para Guaratuba. A viagem, que normalmente não dura mais que duas horas, chegava a seis horas.

A concessionária Autopista Litoral Sul, que administra o trecho, não informou qual o fluxo de veículo nos dois sentidos da via. Segundo a PRF, o fluxo de veículos é quase quatro vezes acima do normal — isso dá 2.500 carros por hora.