Franklin de Freitas

O movimento nas estradas do Paraná começou a aumentar no fim da tarde desta quinta-feira (18). Na BR-277, que liga Curitiba ao Litoral do Paraná, por volta das 18h10, o movimento era de 1.400 carros por hora, o triplo do normal. A Ecovia, concessionária responsável pelo trecho, prevê a circulação de quase 85 mil veículos em ambos os sentidos do trecho de concessão durante o feriado.  De acordo com a concessionária, ainda nesta quintamais de 12 mil veículos são esperados na descida da Serra do Mar. O maior fluxo está previsto para as 19 horas, quando mil veículos devem seguir em direção ao Litoral, mas já no meio da tarde o fluxo já vai estar acima do normal. Já no retorno, domingo deve ter o maior movimento e 24 mil veículos devem retornar pela BR-277. O pico está previsto entre 17 e 18 horas, com mais de dois mil veículos.

Pela BR-376, o movimento começou a se intensificar por volta das 16 horas com 1700 carros por hora. A Concessionária Autopista Litoral Sul, que estima ainda a passagem de 43 mil veículos por dia em cada uma das praças da concessionária, na principal rota de ligação entre as capitais Curitiba e Florianópolis — volume 23% maior do que o registrado em dias normais.

Na BR-116, entre Curitiba e São Paulo, são esperados que 630 mil veículos circulem nas seis praças de pedágio da Régis Bittencourt. A Concessionária espera um aumento de tráfego de 18% durante o período, em relação aos dias normais. No trecho da BR-116 entre Curitiba e a divisa com Santa Catarina, o fluxo de veículos deve subir 21% durante o feriado.

Rodoviária
Quem for até a Rodoviária de Curitiba deve ficar atento para o movimento do feriado. De quinta até sábado (20), 1.650 ônibus devem deixar o terminal com mais de 46 mil passageiros. O movimento já será maior durante todo o dia e vai se intensificar a partir das 18 horas.