Lucilia Guimarães/SMCS

Os estudantes da equipe Conectados, da Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva, no bairro Cajuru, conquistaram neste domingo (16/6) um lugar no pódio da Lego First League, competição internacional de robótica realizadada na cidade de Biblos, no Líbano.

O evento reuniu 59 equipes de 46 países dos cinco continentes. Entre os brasileiros, os Conectados foram a única equipe classificada vindo de uma escola municipal. A Prefeitura de Curitiba custeou a viagem do grupo para a disputa no campus da Lebanese American University (LAU).

“Este prêmio consagra internacionalmente nossos curitibinhas e os programas Vale do Pinhão e Linhas do Conhecimento”, disse o prefeito Rafael Greca. “Curitiba é uma cidade que educa para a inovação, mas sem esquecer a tradição.”

Estresse dos astronautas
Os curitibinhas ganharam o bronze na categoria “Design Mecânico” e se destacaram pela qualidade da programação no software Lego e pela pesquisa sobre adaptação da vida humana na exploração espacial.

O trabalho que a equipe curitibana apresentou é sobre a ansiedade e o estresse dos astronautas. Os estudantes criaram, com apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR), uma microcápsula contendo óleo essencial de lavanda para reduzir os níveis de ansiedade nas missões.

Classificação para etapa internacional
A conquista de uma vaga para a etapa internacional veio em março deste ano, durante o evento First Lego League, realizado no Rio de Janeiro (RJ) com estudantes de todo Brasil. A competição envolveu 84 equipes de escolas públicas e privadas, com o tema Into Orbit (Em Órbita).

“A equipe nos enche de orgulho e reflete os grandes investimentos que fazemos em robótica, inovação e formação dos profissionais”, destacou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, que acompanhou os estudantes do Líbano com o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó.

As semanas que antecederam o embarque da equipe foram de intensa preparação. Foram investidos cerca de R$ 17 mil extras somente em kits específicos para esta competição.