No próximo domingo acontece a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mas, diferente da primeira etapa, realizada no último domingo, e que contava também com a redação e teve duração de 5h30, os candidatos terão que se dedicar apenas a responder questões das disciplinas de exatas e ciências da natureza, com 4h30 de prazo. Também é preciso estar atento ao horário de entrada, que é o mesmo da semana passada — os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13 horas, com as provas começando às 13h30.
Outro alerta é que se o candidato não souber administrar seu tempo, ele pode se complicar e acabar entregando a prova incompleta. O ideal é que o aluno busque responder inicialmente as questões das disciplinas com as quais ele tem mais familiaridade, mais domínio e conhecimento, principalmente para ganhar confiança e motivação. Evite perder tempo com assuntos mais difíceis no início, em que não há tanta segurança na resposta, sugere Renato Tresolavy, coordenador editorial do Ético Sistema de Ensino, que oferece soluções educacionais a centenas de escolas espalhadas pelo país.
Ônibus
Mais uma vez a Urbs colocará em circulação linhas especiais de ônibus para atender todos os locais de prova da cidade. Desde às 10 horas começam a circulação de seis linhas especiais, que normalmente não atendem aos domingos. Veja as linhas no Portal Bem Paraná.