O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou nesta terça-feira, 13, que a Ferrogrão é um projeto prioritário para o governo e que os estudos de concessão já estão praticamente prontos. Segundo ele, a Pasta segue com a intenção de realizar uma concessão da ferrovia, embora a exploração do projeto pudesse ser adequada também ao regime de autorização – o que, porém, demandaria uma mudança legislativa do marco regulatório do setor.

O ministro afirmou que o Congresso tem se mostrado “pro-business” e que recebeu bem a ideia de permitir a exploração de ferrovias no País por meio do regime de autorização. Caso aprovado, esse projeto poderia gerar uma “avalanche de recursos” ao setor ferroviário, disse.

Porém, Freitas observou que, especificamente no caso da Ferrogrão, os investidores interessados dizem se sentir mais “confortáveis” com a presença do Estado no projeto.

Freitas participou na manhã desta terça de coletiva de imprensa na B3, na capital paulista, após licitação portuária realizada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).